Charles Trigueiro/EDP

Com previsão de 'setembro quente', concessionária de energia elétrica reforça dicas para economia no consumo



Postado em: 06/09/2023


O mês de setembro deve ser marcado pelo calor, com temperaturas máximas de 1ºC a 2ºC acima da média. A previsão da Climatempo alerta que, por causa do El Niño, o mês pode ter períodos tão ou mais quentes do que os registrados em agosto. Além disso, a intensificação do ar seco pelo interior do país vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva na maioria das áreas do Sudeste, no Centro-Oeste e em grande parte do Norte e do Nordeste. A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, reuniu dicas para evitar o desperdício e manter o consumo equilibrado nesse período.

Dias mais quentes combinam com o chuveiro regulado em uma potência menor. Um chuveiro ajustado para a posição Verão pode economizar até 30% do consumo deste equipamento. Banhos mais curtos também colaboram com a redução do consumo, seja de energia, seja de água.

Por outro lado, a tendência é de que as geladeiras tenham a regulagem aumentada para garantir o resfriamento no calor. O refrigerador pode representar mais de 25%  do consumo de energia nas residências. Por isso, evite abrir e fechar a porta muitas vezes e sempre verifique o estado de conservação da borracha de vedação. Espere os alimentos quentes esfriarem antes de serem guardados. Nunca seque peças de roupa atrás do equipamento. "Sempre é bom reforçar para a população orientações como essas. São dicas simples, mas que fazem efeito no cotidiano das famílias e contribuem para a redução do valor da conta de energia”, afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.

Confira abaixo outras dicas para um consumo eficiente:

- Iluminação: aproveitar ao máximo a luz do dia e apagar todas as lâmpadas que não estiver utilizando. Outra dica é trocar as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia.

- Máquina de lavar: utilizar os equipamentos na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água.

- Ferro de passar roupas: separar os itens de acordo com o tipo de tecido e passar tudo de uma só vez.

- Secador de cabelo: enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho.

- Forno elétrico: pré-aquecimento e o preparo da maior quantidade de receitas de uma só vez para aproveitar o calor gerado. Evitar abrir desnecessariamente a porta do forno para manter a temperatura.

- Eletroeletrônicos: desligar os aparelhos da tomada quando não estiver usando.

- Segurança: evitar o uso de Benjamins (T’s) e emendas de fios feitas de forma incorreta, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido.

Para mais dicas acesse www.edp.com.br/se-liga-no-consumo

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos



Últimas Notícias