Gustavo Nascimento/Sobre Tudo

Calhetas: Paraíso selvagem na Costa Sul de São Sebastião


Postado em: 13/01/2016

 

Foto e texto: Gustavo Nascimento/Sobre Tudo

Sabe aquelas praias de tirar o fôlego? Nosso litoral tem muitas encantadoras e que, às vezes, pela correria do dia-a-dia, esquecemos de nos distrair e buscar um novo lugar para passar horas agradáveis. Agora, imagine uma praia selvagem, recortada pela beleza da mata atlântica, com acesso pela Rio-Santos.

Em São Sebastião, fomos visitar um desses paraísos na belíssima Costa Sul. Munidos de bloqueador solar e repelente contra mosquitos, saímos da região central e chegamos até a altura do km 144 da estrada para acessar a praia de Calhetas. Para chegar à praia, o banhista precisa descer um morro a pé, porque o acesso de carro só é permitido aos proprietários de um condomínio particular.

Após passar pela portaria, prepare a câmera fotográfica. O percurso é lindo e leva mais ou menos dez minutos em uma estrada pavimentada repleta de árvores e vegetação nativa.

Ao fim do trajeto, a praia se divide em duas. A da esquerda, formada por pedras, tem vista privilegiada para a praia de Toque Toque Grande, ideal para pesca. A da direita é ótima para mergulhar. No meio dessa divisão há um morro de costão rochoso, com diversos coqueiros e, do alto, é possível apreciar a belíssima Ilha de Toque Toque e a Serra do Mar.

A moradora de São Sebastião, Laura Azevedo, é fã da praia desde o dia que conheceu, quando foi levada por um amigo. “Ele dizia que quando alguém passa um período em nosso litoral é interessante levá-lo para as praias mais bonitas, porque no dia-a-dia ficamos nas mais próximas e de fácil acesso. O bom da Calhetas é que você leva sua comida, recolhe o lixo e não precisa se incomodar com o som dos carros, por exemplo. Praia boa é a de difícil acesso, eu recomendo!", afirmou.

Fica a dica – Se você não se incomoda muito com borrachudos, mesmo passando um bom repelente, vale a pena visitar a cachoeira de Calhetas, que tem uma queda de aproximadamente 40 metros.

Atenção – Na praia de Calhetas não há quiosques e nem ambulantes. Portanto, é bom levar bebidas e comidas suficientes para passar o dia. É importante levar sacos para retirar todo o lixo para deixar o espaço sempre lindo e limpo.



Últimas Notícias