Arnaldo Klajn/PMSS

Hospital de São Sebastião realiza Campanha de Doação de Sangue nesta terça



Postado em: 11/01/2016


A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está em apoio ao Hospital de Clinicas de São Sebastião (HCSS), que em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté, realizará Campanha de Doação de Sangue na manhã desta terça-feira (12), na Secretária de Cultura e Turismo (Sectur).

A ação visa aumentar o estoque de Sangue no Hemonúcleo de Taubaté que abastece as três cidades do Litoral Norte de São Paulo (São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba). "A doação de sangue reverterá em saúde e vida para muitos. A campanha é um convite para este ato de solidariedade", afirma Hamilton Alonso, coordenador das Campanhas de Doação de Sangue no município. Ele revela que, em muitos casos, a transfusão de sangue é a única esperança de vida.

A doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. "Os pacientes que necessitam de transfusão contam somente com a solidariedade de pessoas, que têm o privilégio de ser saudáveis e que se dispõe a doar seu sangue, através de um ato de amor ao próximo", observou o coordenador.

Para doar, basta ter acima de 50 quilos – homens e mulheres - e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto.

Dúvidas frequentes

É seguro receber uma transfusão de sangue?

Sim, é muito seguro, mas como qualquer procedimento médico deve-se tomar algumas precauções. Antes de recomendar uma transfusão de sangue, procedimentos, ou mesmo medicamentos, seu médico analisa os riscos e benefícios.

O sangue doado no Banco de Sangue Paulista é rigorosamente testado quanto à existência de doenças transmissíveis; os testes realizados pelo Banco de Sangue Paulista são os mesmos feitos nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais. Os doadores de sangue são cuidadosamente triados. No Brasil há muitos anos não existe o doador remunerado, isto é, aquele que recebe dinheiro pela doação. Isso melhorou muito a qualidade do sangue doado.

Se você vier a precisar de uma transfusão de sangue ou derivados, converse com seu médico a respeito disso. Procure o Banco de Sangue que vai fornecer o sangue a ser transfundido, fale com o médico e esclareça suas dúvidas. Pergunte sobre a possibilidade de uma autotransfusão.

É seguro doar sangue?

Doar sangue é totalmente seguro. Todo material utilizado - agulhas, bolsa de coleta, etc. - é descartável e estéril. Os técnicos que realizam a coleta são treinados para seguirem procedimentos que garantam segurança e conforto na doação. O ato da doação demora em média 20 minutos e, com supervisão especializada durante e após todo o processo.

O que são grupos (tipos) sanguíneos?

Existem quatro grupos sanguíneos: A, O, B e AB, que são determinados geneticamente. Uma proteína existente nos glóbulos vermelhos do sangue "informa" a qual grupo você pertence. O sangue do grupo A tem proteína A e proteína anti-B. O grupo B tem proteína B e proteína anti-A. O grupo AB tem proteína A e proteína B e não tem anti-A nem anti-B. O grupo O não tem proteína A ou B e tem proteínas anti-A e anti-B.

Você já deve ter concluído que a proteína anti-B causa reação se sangue B for transfundido num paciente do grupo A. Do mesmo modo, a proteína anti-A causa reação se sangue A quando transfundido num paciente do grupo B. Pacientes do grupo AB podem receber, além do sangue AB, tanto sangue do tipo A, como do tipo B (porém sangue A e B somente em situações de emergência). Ainda em situações de emergência, todos podem receber sangue do tipo O, mas o grupo O só pode receber dele mesmo. Todos os grupos, A, B, AB e O, podem ser fator Rh Positivo ou Negativo. Os grupos sanguíneos são, portanto: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.

Existem muitos outros testes de compatibilidade que são feitos antes de uma transfusão de sangue, pois além dos principais grupos sanguíneos vistos acima, existem subgrupos e outras proteínas que podem tornar sangues de um mesmo grupo incompatíveis entre si.

Importante

1. A doação é um procedimento totalmente seguro.

2. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.

3. O doador não se expõe a nenhum risco de contaminação.

4. A doação de sangue não engorda e nem emagrece, não afina e nem engrossa o sangue.

5. Não é necessário jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de três horas para iniciar a doação.

6. Não exige mais doações.

Serviço: As senhas aos doadores serão distribuídas  das 9h45 às 12h; a coleta começara a partir das 10h e será encerrada às 14h.  A Sectur fica na avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro Histórico da cidade. Para mais informações ligue: (12) 3893-3235.



Últimas Notícias