Ubatuba promove 2ª Semana de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio



Postado em: 08/08/2022


Ubatuba deu início no último fim de semana à sua 2ª Semana de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio. A abertura do evento foi marcada por uma passeada no sábado (6/8) e também por um vídeo com a participação da prefeita Flavia Pascoal.

"Nós, mulheres, precisamos ocupar as ruas, e soltar nossa voz. Isso é preciso para que a violência deixe de ser um tabu, para que todos saibam da nossa realidade. Precisamos caminhar juntas na luta pelo fim da violência de gênero!", explicou Bárbara Ilario, psicóloga do Núcleo de Cuidados da Secretaria Municipal de Saúde, que participou da passeata. Como parte do evento, nesta segunda-feira (8/8), a procuradora-geral Dra. Gabriela Samadello Monteiro de Barros realizará uma palestra às 19h30, na Câmara Municipal, aberta para todos os públicos.

A bacharel em direito exerce a função de procuradora-geral na cidade de Registro, onde foi recentemente vítima de violência no seu ambiente de trabalho. O caso ganhou repercussão nacional e o agressor responde por tentativa de feminicídio. "Vamos aproveitar esta data para discutir assuntos referentes à violência contra mulher e contamos com a participação de todos, afinal a luta pelos direitos da mulher é de toda a sociedade", comentou a prefeita.

A 2ª Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio é promovida pela Prefeitura Municipal com apoio da sociedade civil organizada. O evento foi instituído no calendário municipal em abril de 2021 e tem por objetivo realizar passeatas, palestras, rodas de conversas, atividades escolares acerca do tema, entre outras ações para conscientizar e mobilizar a população sobre os casos de violência contra a mulher.

Confira abaixo a programação completa da 2ª Semana de Conscientização e Combate à Violência Contra Mulher e ao Feminicídio:

8 de agosto
Às 19h30 – Palestras na Câmara Municipal, rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop:
– Procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, tema: A realidade da violência de gênero e o papel do Poder Público na concretização dos direitos das mulheres.
– Representante da OAB Ubatuba, da Comissão da Mulher Advogada, tema: Lei Maria da Penha e a Justiça em casa.

9 de agosto
– Às 16h – Palestra no Auditório da OAB, rua dos Três Poderes, 75, bairro Estufa II, com a psicóloga clínica Adriana Pereira, tema: Sou dependente afetiva! E agora?
– Às 19h, na Câmara Municipal, fala na tribuna durante a Sessão da Câmara, com lideranças que atuam na linha de frente no combate a violência contra a mulher no Município.

10 de agosto
Às 15h – Roda de conversa e aula de defesa pessoal com a equipe de Jiu Jitsu da Êxodo Team, no Projeto Namaskar, Rua Del Rey, 186, Sesmarias. Com participação das mulheres da comunidade do Sesmarias, equipe do Núcleo de Atendimento, Instituto Todas Por Uma e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Às 19h – Live Com Tiago Koch (pai, naturólogo e idealizador do projeto "Homem Paterno") e Bárbara Ilário (psicóloga do Núcleo de Cuidados), tema: "Basta! Precisamos nos responsabilizar pelas nossas ações".

11 de agosto
Às 19h30 – Palestra na Câmara Municipal, rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop:
– Psicóloga Amanda Alcântara, tema: Violência psicológica;
– Psicóloga do Núcleo de Cuidados, Bárbara Ilário, tema: Violências em Ubatuba: reflexões e ações.

12 de agosto
Das 9h às 12h – Projeto Diva Surfschool em parceria com o Projeto Águas de Gaia, praia do Perequê-Açu, em frente à escolinha de surfe. Serão oferecidas aulas de surfe e acolhimento para profissionais que atuam na linha de frente no combate à violência, incluindo lanche.
Às 16h – Sarau na praça da Igreja Matriz da Santa Cruz da Exaltação, rua Condessa de Vimieiro, 82, Centro.

13 de agosto
Às 15h – Roda de conversa com mulheres em frente à Pistinha de Skate, com o tema: "Vivências, Orla da Praia". Condução: psicóloga Débora Nascimento (CRAS Oeste) e técnica de enfermagem Ecizia de Jesus.

14 de agosto
Vídeo de encerramento transmitido pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com a participação da bailarina Lara Pereira – educadora física, bailarina e professora do Studio de Dança Soul de Ubatuba, e com a música "Para todas as mulheres" de Mariana Nolasco.



Últimas Notícias