Divulgação/PMC

Tradicional Festa de Iemanjá ocorre neste sábado em Caraguá



Postado em: 11/12/2015


A tradicional Festa de Iemanjá de Caraguatatuba ocorre neste sábado (12), a partir das 20 horas, no entorno da estátua, na praia do Centro. O evento é uma das maiores manifestações religiosas públicas e deve começar com fogos de artifício a partir das 20h.

 Em meio a um ritual, os fiéis personalizam pequenos barcos ou cestos que são oferecidos à Iemanjá. Os produtos mais depositados nas águas são flores, velas e perfumes, como agradecimento à Inaê, apelido dado por alguns devotos. A tradição conta que eles pediram ajuda à sereia e ofertaram presentes para ela. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos.
 
A homenagem visa a confraternização entre as religiões Umbanda e Candomblé, que normalmente têm datas de comemoração diferentes, 8 de dezembro e 3 de fevereiro.
 
Em 2012, a cidade recebeu mais de 10 mil festeiros, que vieram das cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo. Este ano, a expectativa é um público maior.
 
A Festa de Iemanjá é uma organização da União Federativa de Umbanda e Candomblé de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
 
Serviço
Festa de Iemanjá
Dia 12 de dezembro, a partir das 20h
Local: Entorno da estátua, ao lado da Praça Tom Ferreira
Endereço: Av. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia)



Últimas Notícias