Radar Litoral

O tema "Saúde" predominou nas reuniões da Frepap- LN em 2015



Postado em: 09/12/2015


Em 2015, a saúde pública foi o tema da maioria das reuniões promovidas pela Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap- LN) que, desde 2009, se reúne mensalmente para discutir e encontrar soluções para os problemas comuns dos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.  

"O ano de 2015 foi marcado por muito desgaste na área política e isso refletiu nos municípios, mas os resultados obtidos com união entre os parlamentares evidenciam que, se por um lado não existe uma saída simples, agir de forma isolada definitivamente não é a melhor decisão", explica o presidente da Frepap- LN, vereador de São Sebastião, Marcos Tenório.

Em março, no primeiro encontro do ano, na Câmara de Ubatuba, os vereadores discutiram sobre ações de combate e prevenção as drogas na região e a necessidade de criar alternativas para oferecer mais opções de tratamento aos usuários.

Após a reunião, a Frepap-LN formulou documento pedindo ao Governo do Estado uma clínica regional terapêutica e a intensificação policial no combate ao tráfico de drogas.

No mês de abril, na Câmara de Ilhabela, a Frente Parlamentar também discutiu questões relacionadas à saúde, mas dessa vez tratou sobre a necessidade de agilizar a construção do Hospital Regional e intensificar o combate a dengue no Litoral Norte.

Após essa reunião, em maio, os representantes da Frepap- LN se reuniram com o prefeito Antônio Colucci para dar continuação ao debate.

Durante a reunião, o prefeito Colucci ligou para o Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Dr. Wilson Polara, que confirmou que a obra do Hospital Regional do Litoral Norte já estava licitada.

O Hospital Regional do Litoral Norte foi tema da primeira reunião da Frente Parlamentar, em 24 de junho de 2009.

Em 2011, a Frepap- LN entregou nas mãos do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a reivindicação para que fosse feita a obra.  Em 2014, durante a visita do governador na região, a entidade voltou a reforçar o pedido com uma carta de apelo.

Após o recesso, no mês de setembro, na Câmara de Caraguatatuba, os vereadores do Litoral Norte voltaram a se reunir para discutir o planejamento do turismo na regional para a alta temporada de verão.

No final deste encontro, a Frepap- LN se comprometeu a fazer gestão junto ao  Siconv ( Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal ) para liberação de verbas ao turismo dos quatro municípios.

Em outubro, na Câmara de Ubatuba, a Frente Parlamentar se reuniu com representantes de movimentos, associações e comitês de defesa à mulher para debater sobre a criação da Casa Abrigo Regional.

Com as informações obtidas durante a reunião, a Frepap- LN fez um modelo de requerimento, que foi encaminhado para as quatro Câmaras da região, com o objetivo de consultar os prefeitos se existe interesse neste projeto. 

Em seguida, foi feito um levantamento junto às Secretarias de Saúde com o objetivo de levantar dados sobre a violência contra a Mulher.

Quando tiver todas as informações, a Frepap- LN vai formular uma moção de apelo, com assinatura dos vereadores, para ser enviada aos Governos Federal e Estadual solicitando a instalação de uma Casa Abrigo na região.

Por fim, em novembro, última reunião deste ano, na Câmara de São Sebastião, os vereadores do Litoral Norte voltaram a se reunir para lutar pela continuação do Tratamento de Quimioterapia no Hospital de Clínicas de São Sebastião, dessa vez com a presença do deputado estadual, Padre Afonso Lobato, que faz parte da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa,

A Frepap- LN entregou em mãos para o deputado duas moções de apelo solicitando a continuação da quimioterapia para ser entregue ao secretário estadual de Saúde, David Uip. 

O deputado fez a entrega das moções e, na ocasião, o secretário estadual se comprometeu em repassar, inicialmente, os recursos necessários para o pagamento do pessoal ao Hospital São Francisco, de Jacareí, que é o responsável pela unidade.

Além disso, informou que caso o hospital também não disponha de dinheiro para a compra dos medicamentos, estes também serão bancados pelo Estado.

A próxima reunião da Frente Parlamentar do Litoral deve acontecer no mês de março. Em maio, vai ocorrer a eleição para escolha da nova Mesa Diretora.



Últimas Notícias