Luciano Vieira/PMSS

São Sebastião promove diversas ações do "Novembro Azul" nesta sexta



Postado em: 26/11/2015


Dentro da programação alusiva à campanha mundial Novembro Azul em São Sebastião, diversas atividades ocorrem na tarde desta sexta-feira (27), em São Sebastião, com o objetivo de conscientizar a população sobre a relevância da prevenção do câncer de próstata. Haverá ações no CAE do Pontal e também no Observatório Ambiental.

As atividades realizadas pelas equipes das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs)  têm início às 14h, nas dependências do Centro de Apoio Educacional (CAE) no Pontal da Cruz, na região central da cidade.

A programação incluirá palestras com a médica Carlota Lopes e a enfermeira Amanda Campos Perez. As profissionais vão explicar sobre a necessidade dos exames preventivos para detecção do câncer de próstata e ainda orientarão o público masculino para a importância de manterem a saúde em dia.

De acordo com Amanda, responsável pela enfermagem também serão solicitados exames de rotina e específicos para detecção do câncer de próstata. "Além das atividades educativas, haverá um momento especial de confraternização com os participantes para consolidar o vínculo com a comunidade", acrescentou.

Fundação

A Fundação de Saúde Pública de São Sebastião promove também nesta sexta atividades referentes ao Novembro Azul. A ação será realizada no Observatório Ambiental, no Complexo Turístico da Rua da Praia, das 14 às 17h, com entrada gratuita.

O médico urologista Guilherme Fortes fará uma palestra sobre a importância da realização dos exames preventivos e da busca pela ajuda do profissional médico na tentativa de evitar o câncer de próstata. Após as palestras será organizada uma caminhada pela Rua da Praia.

De acordo com a enfermeira Shirlei Alcântara, o objetivo é orientar os homens a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Queremos mostrar aos homens como é importante ir regularmente à unidade de saúde e manter sempre em dia os exames”, lembrou.

Conscientização

A proposta do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combater ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com a proposta de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. No ano passado, o instituto realizou 2.200 ações no país.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 69 mil novos casos descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos de toque e PSA (sangue) sejam realizados anualmente por todos os homens a partir de 50 anos, exceto em casos de fatores de risco como obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra quando a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.



Últimas Notícias