Postado em: 30/10/2021
A Secretaria de Saúde de São Sebastião, por meio do Hospital de Clínicas (HCSS), oferece às gestantes que dão à luz na maternidade a opção de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) logo após o parto. Trata-se de método seguro para evitar, em longo prazo, uma gravidez não planejada. O procedimento poderá ser feito tanto após partos normais quanto cesarianas.
Para receber o DIU, a gestante deve manifestar o desejo de realizar o procedimento durante as consultas de pré-natal na rede pública ou ao darem entrada na maternidade. O município disponibiliza o DIU de cobre com validade de 10 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde, pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A oferta de DIU na maternidade é uma estratégia complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica e tem o intuito de ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos e, consequentemente, à estratégia de planejamento familiar.
A solicitação e implantação de D.I.U pode ser feita, também, em Unidades de Saúde da Família (USFs). Para isso, basta que a mulher solicite durante consulta médica para dar início aos protocolos.
Prefeitura promove o projeto “Interior em São Sebastião” e segue com intercâmbio internacional de educação e cultura
Carro pega fogo em acidente na Enseada; vítima é retirada por populares e incêndio combatido por bombeiros
Acidente grave envolvendo moto e carro na SP-55 no trecho da Figueira em São Sebastião