Beto Silva/PMSS

Após oficialização de plano de carreira, GCM de São Sebastião é denominada Polícia Municipal



Postado em: 27/10/2021


A Prefeitura de São Sebastião realizou, na noite da última segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes “Amaro Buarque Sampaio”, no bairro Topolândia, a cerimônia de Promoção dos Policiais Municipais Classe Especial. O evento organizado pela Secretaria de Segurança Urbana (Segur) também oficializou a Lei Complementar nº 269/2021,  que institui o Plano de Cargos, Salários e Carreira, e estrutura a política de remuneração e de evolução funcional, com aperfeiçoamento da legislação atual e adequação à Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). A GCM também passa a se chamar Polícia Municipal. 

Segundo a prefeitura, desde 2017 uma série de ações e aprimoramentos da corporação vêm sendo adotados. Ainda de acordo com a Prefeitura de São Sebastião, a cidade é a 5ª mais segura do Brasil entre os municípios com até 100 mil habitantes.

Durante a solenidade, o prefeito Felipe Augusto foi homenageado. “É com muita honra que recebo essa condecoração da Guarda Civil Municipal, que hoje passa a se chamar Policia Municipal de São Sebastião e é muito importante para a Segurança Pública, junto com as policias Militar e Civil. No decorrer dos anos fizemos muitos investimentos, como armamentos, coletes, uniformes e viaturas e estamos ampliando a capacidade técnica com cursos. E os investimentos e novos projetos vão continuar. A força de segurança merece o nosso respeito pelo empenho na proteção da população sebastianense”. 

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Reinaldo Alves Moreira Filho; Emerson Elias (secretário municipal de Segurança); André Maciel, (comandante da Guarda Civil Municipal); o delegado seccional de São Sebastião, José Vinciprova Sobrinho, Olivo Ballut (presidente da Associação Comercial e Empresarial) e vereadores. 

Histórico

A GCM a foi criada em 2007 e iniciou suas atividades em meados de junho de 2008, com 65 agentes que, ainda desarmados, realizavam rondas patrimoniais no município. Em 2011, a corporação passou a trabalhar armada, atendendo a diversos tipos de ocorrências.

Já em 2014, com o Estatuto Geral da Guardas Municipais, as GCMs passam a ter atribuições mais amplas no âmbito da segurança pública e combate à criminalidade. Conforme informou a prefeitura, a corporação sebastianense foi reestruturada, em 2017, recebendo novos coletes, viaturas e armamentos, o que possibilitou um aumento expressivo nos atendimentos a ocorrências criminais e mais efetividade no combate à criminalidade. Desde então, foram cerca de 500 prisões em flagrante até o ano de 2021.



Últimas Notícias