Postado em: 20/10/2021
A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir desta quarta-feira (20/10), o “Ilhabela Bird Week” - evento de forma híbrida, presencial e on-line que segue até domingo (24/10) com oficinas, cursos, palestras e passarinhadas. As atividades presenciais estarão sediadas na Fazenda Engenho D’Agua.
Já as atividades online serão transmitidas pelos canais Turismo Ilhabela e Avistar no Youtube e os links de transmissão ao vivo estarão disponíveis no linktree do Ilhabela Bird Week.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, o Ilhabela Bird Week contribuirá para atrair a atenção do mercado para a cidade, fortalecendo-a como Destino de Observação de Aves e impactando diferentes públicos de interesse, com programação voltada a turistas, empresários, prestadores de serviços e moradores, com foco em qualificação, estruturação da atividade de birdwatching, promoção dirigida a mercado de nicho e estímulo à consciência ambiental. “Observar aves pressupõe preservação de espécies de aves e flora, fato totalmente relacionado à identidade de Ilhabela e sua natureza preservada”.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca que a observação de aves causa significativo impacto na economia, uma vez que reúne milhões de adeptos no mundo e movimenta bilhões de dólares anualmente. Esta atividade é consolidada em países da América do Norte e Europa, e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e demais países da América do Sul. “O Turismo de Observação de Aves é um nicho estratégico para nós, gera empregos e renda para nossa população, tanto que estava previsto em nosso Plano de Governo. Realizar o Ilhabela Bird Week significa fortalecer e profissionalizar ainda mais este segmento, é mais um evento nessa retomada da economia da cidade. Com segurança e seguindo todos os protocolos, vamos promovendo os eventos e movimentando nossa economia”, destaca.
Confira a programação completa:
Quarta-feira (20/10)
16h - Abertura oficial
17h - Mulheres e Observação de Aves - Kacau Oliveira, Lili Fialho, Vilma de Oliveira, Silvana Davino, Sec. Luciane Leite - Milena Carbo, Aline Alegria - Painel
19h - Panorama da Avifauna do Arquipélago de Ilhabela - Patrick Pina - Palestra
20h - Mata Atlântica, Aves e Árvores - Jovani Monteiro - Palestra
Quinta-feira (21/10)
7h - Parque das Cachoeiras - Vilma de Oliveira - Vem Passarinhar
7h - Caminhada fotográfica Fazenda Engenho D’Água - Kacau Oliveira - Vem Passarinhar
10h - Aquarelas e passarinhos - Isadora Rüsche - Oficina
11h - Bebedouro de Beija-flor - Faça você mesmo - Matheus e Pedro Souza - Oficina
14h - Empreender ecoturismo Fabiana Supino (Sebrae) - Eduardo Franco - Mini-curso
16h - Expedições Pelágicas - Marcos Cará, Gustavo Luis, Patrick Pina - Painel
19h - Observação e Turismo de base comunitária - Paula Arantes, Daniella Marcondes e Mar Franz - Palestra
20h - Alcatrazes e as aves costeiras - Kelen Leite - Palestra
Sexta-feira (22/10)
7h - Sítio Ciribaí Caiçara – Sidney e Nelson - Vem Passarinhar
07h - ASM Cambaquara - Vilma de Oliveira - Vem Passarinhar
10h - Passarinhar e o aprender Inglês - Prof. Denise Carmen - Oficina
11h - Confecção de Placas Educativas - Polyana O. Sant'Anna, Nelson Sant Anna, Fabrício Yanes, Eloisa Dell' Ore, Eduarda (mod Patrick) - Oficina
14h - Edição de Fotografia de Aves - Kacau Oliveira - Mini-curso
16h - O Guia Intérprete de Natureza - Evarist March Sarlat e Patrick Pina - Painel
17h - Gestão do Patrimônio Ambiental - Sec. Xico Graziano, Sec. Luciane Leite e Maria Inez PE Ilhabela - Painel online
19h - Educação, natureza, aves e borboletas - Taluana Torres - Palestra
20h - As aves do mangue e estuários - Juliana Rechetelo - Palestra
Sábado (23/10)
7h - Trilha da Cachoeira da Laje - Sidney Barbosa Lima - Vem Passarinhar
7h - Trilha da Cachoeira do Veloso – Waguinho - Vem Passarinhar
10h - Artesanato de passarinho - Nelson e Cleide Toledo - Oficina
11h - Oficina de Ninhos - Silvana Davino - Oficina
14h - Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves - Tietta Pivatto - Mini-curso
16h - Passarinhos e Cultura Tradicional - Edson Portinho e Elidiomar Ribeiro - Painel
19h - Passarinho na Escola - Marília Fanucchi, Taluana Torres, Denise Carmen e João Carlos - Palestra
20h - Observação de Aves: o Caminho do Sucesso - Zé Edu Camargo e Convidados - Palestra
20h - Corujada - Fernando Moraes e Sidney - Vem Passarinhar noturna
Domingo (24/10)
7h - Estrada Parque dos Castelhanos - Nelson - Famtrip off road
7h - Trilha da Cachoeira dos Três Tombos - Fernando Moraes - Vem Passarinhar
10h - Gravação de sons de Passarinho - Ana Luiza Catalano - Oficina
11h - Bordando Passarinho - Ana Luiza Catalano - Oficina
14h - Fotografia de Natureza - Vitor Marigo - Mini-curso
16h - COAs e a cultura da observação - Carlos Dutra, Lucas Ramiro, Fernando Moraes, Miguel Nema, Francisco Menoret e Fabrício Yanes - Painel
20h - Plataforma dos Mexilhões - Patrick Pina/Ximango - Famtrip embarcada