Costa Sul de São Sebastião recebe castração e microchipagem de cães e gatos gratuitamente



Postado em: 25/11/2015


O serviço de castração e microchipagem de animais será realizado na Costa Sul entre esta quinta-feira (26) e 2 de dezembro. A ação está sendo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Secretaria de Saúde.

O serviço gratuito de castração será feito no animais em que os proprietários fizeram o cadastro e a confirmação. No dia 26, a castração será realizada na Associação de Amigos do bairro de Cambury; No dia 27, em Maresias, no Canil da Ong; no dia 28, será na escola Guiomar Aparecida Conceição de Souza e na Vila Sahy no Instituto Verescola, no dia 2 de dezembro.

Antes de fazer o procedimento, os donos de cães e gatos deverão comparecer aos locais definidos para fazer a confirmação do cadastro e do interesse em esterilizar os animais.

Na segunda e terça-feira (23 e 24) a confirmação do cadastro foi feita na Unidade de Saúde da Família (USF) de Cambury e nos dias 25 e 26 no Instituto Verdescola.

De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ Wânia de Araújo Moreira tanto para a confirmação como para a data da castração o proprietário deverá levar os documentos de CPF, RG e comprovante de endereço. Ela informou que o bairro de Cambury será o primeiro a receber o benefício, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o deputado federal Ricardo Trípoli.

Quanto aos benefícios, a veterinária afirma que, no caso dos machos, o procedimento é importante para que não marquem território e saiam atrás das cadelas no cio. Já no caso das fêmeas, a castração previne tumores uterinos e infecções, mas, acima de tudo, evita o aumento da população. "Hoje temos em média 100 animais abandonados no CCZ e pretendemos com isso ter um controle maior sobre esta população. É uma questão de saúde pública", descreveu.

Até o momento, já foram esterilizados, mais de 480 animais nos bairros de São Francisco e região do Topo, Itatinga e Olaria.

Confira locais e horários

Dia 26 | quinta – feira

Associação Amigos de Cambury

Dia 27 | sexta – feira

Canil da ONG – Sertão de Maresias

Dia 28 | sábado

Colégio Guiomar – Boiçucanga

Dia 2 de dezembro | quarta – feira

Instituto Verdescola – Vila Sahy

Serviço: Outras informações pelo telefone 3861-2555



Últimas Notícias