Divulgação/ICC

Peixes e crustáceos são encontrados mortos na Praia do Guaecá



Postado em: 23/11/2015


Diversos crustáceos e pequenos peixes apareceram mortos na manhã de sexta-feira (20) no rio que corta a Praia de Guaecá, na região central de São Sebastião.  Segundo relatos de banhistas, o fato ocorreu logo após o surgimento de grande quantidade de um líquido branco, semelhante ao cloro. O produto desaguou no mar, que integra a APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha Litoral Norte. Diversos turistas se encontram na praia neste feriado prolongado.

Segundo o engenheiro ambiental André Motta Waetge, do ICC (Instituto Conservação Costeira), o produto tem cheiro semelhante a cloro. A contaminação ocorreu próxima a uma ETA (Estação de Tratamento de Água) da Sabesp. Amostras da água e dos peixes e crustáceos foram recolhidas pelo ICC para análise.

"O ICC irá ingressar com pedido de instauração de inquérito civil no Ministério Público para identificar o tipo de produto que foi encontrado no rio e, consequentemente, apurar as responsabilidades pelo crime ambiental", declarou a presidente do Instituto, Fernanda Carbonelli. 

A entidade protocolou denúncia na Polícia Ambiental e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). 

Sabesp

Por meio de nota, a Sabesp informou que  foi notificada pela Polícia Ambiental sobre o ocorrido na praia de Guaecá, em São Sebastião, e não identificou o problema relatado. 

 



Últimas Notícias