Circuito Sesc de Artes 2021 chega a Caraguatatuba com programação on-line



Postado em: 09/09/2021


O Sesc São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), apresenta o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais, com  uma programação totalmente onl-ine e gratuita até o dia 19 de setembro. A programação do evento conta com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.

Segundo o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais." Miranda afirma que "esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística online, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo."

Confira a programação da Praça Digital - Sesc São José dos Campos:

Intervenção: Que Cidade é Essa?

De: 8 a 18/9, quarta e sábado, às 10h; Dia 19, domingo, das 10h às 17h.

Sinopse: Cards que brincam com as adivinhas da nossa cultura popular e trazem desafios com charadas, a partir de algumas características de algumas das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Transmissão via Instagram e Facebook: @sescsjcampos

 

Oficina: Paisagens Imaginadas – com Felipe Góes

Dias: 9, 14 e 16, terça e quintas, às 15h, pela plataforma Zoom

Inscrições pelo link: incricoes.sescsp.org.br.

Sinopse: Inspirados por imagens, textos, poesias ou músicas, os participantes são convidados a criar suas próprias obras de paisagens imaginadas. Os processos de criação podem ser feitos com qualquer material, desde giz, lápis ou canetas, até com técnicas de pincel ou pena, como nanquim, aquarela ou óleo.

 

Bate-papo: Versificação do Rap - com Gestério Neto, Preta Ary e Emmanuel Santiago

Dia: 9, quinta, às 20h, pelo Instagram: @sescsjcampos

Sinopse: Bate-papo ao vivo em que o poeta e doutor em literatura, Emmanuel Santiago, convida os rappers Preta Ary e Síntese para debater sobre a construção poética do rap.

 

Curso: Afeto, Criação e Partilha – com Cynthia Margareth

Dias: 09, 14, 16, 23 e 28, terças e quintas, às 10h; Dia 30, quinta, às 15h.

Inscrições pelo link: incricoes.sescsp.org.br.

Sinopse: Objetiva subsidiar o profissional da área cultural para o trabalho de produção de maneira criativa e colaborativa. Evidenciando a importância de estabelecer redes de difusão, o percurso da residência se divide em três etapas, em uma construção coletiva: arar – preparar o terreno para que as ideias surjam e alinhar expectativas para apresentar o trabalho; semear – promover a troca de produção como eixo criativo; e partilhar preparar o conteúdo criado para apresentação entre os participantes e o público, abrindo espaço para mapeamento de diferentes modos possíveis de produção.

 

Circo: Mesa de Debate: Fundo do Poço – com Andrea Macera, Bete Dorgam e Ésio Magalhães. Mediação: Márcio Douglas.

Dia: 10, sexta, às 20h, pelo YouTube: youtube.com/sescsjcampos.

Sinopse: Conhecidos pelo humor crítico, o espetáculo se alicerça no existencialismo e no teatro do absurdo para abordar um assunto atual: a palhaçada se debatendo no fundo do poço.

 

Oficina: Paisagens em Ponto Cruz – com Sabrina Terra

Dia: 11, sábado, às 10h, pela plataforma Zoom

Inscrições pelo link: incricoes.sescsp.org.br.

Sinopse: Um convite para aprofundar a técnica do bordado em ponto cruz, por meio de desenhos de paisagens do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Serra do Mar, abordando práticas de avesso perfeito, arremate invisível e acabamentos mais sofisticados.

 

Intervenção: Cidades, Crônicas e Paisagens – com Felipe Góes e Bruno Pelegrine

Dia: 15/9, quarta, às 15h, pelo Instagram e Facebook: @sescsjcampos

Sinopse: Um encontro entre imagens e textos contando sobre as paisagens de Caçapava, Caraguatatuba, Guararema, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, São José dos Campos, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba. As crônicas trazem os aspectos rotineiros da vida urbana e se mesclam às percepções criadas da memória e da imaginação nas pinturas das paisagens.

 

Show: Lígia Kamada e Elizabeth Menezes

Dia: 17, sexta, às 19h, pelo YouTube: youtube.com/sescsp e Instagram: @sescaovivo

Sinopse: No show, as composições experimentais e modernas de Lígia encontram nas composições de Elizabeth a ancestralidade, o batuque e a poesia.

 

Espetáculo: Olhos de Formiga – com Crialudis

Dia: 19, domingo, às 10h, pelo YouTube: youtube.com/sescsjcampos.

Sinopse: Narrativas criadas a partir de imagens que captam a perspectiva de uma formiga, proporcionando uma poética visual lúdica que possibilite mudar o ponto de vista, revelando como as formas, cores e texturas dos objetos e elementos do cotidiano podem esconder uma perspectiva completamente nova e surpreendente, revelando um universo fantástico e minimundos, capaz de despertar a criatividade e a imaginação de pequenos e grandes.

 

Bate-papo: Produção Cultural: Eixo Criativo, Ações Colaborativas e Redes de Difusão – com Cynthia Margareth e convidados.

Dia: 21, terça, às 16h, pelo YouTube: youtube.com/sescsjcampos.

Sinopse: Como estimular o setor cultural para o trabalho de produção de maneira criativa e colaborativa? A atividade destaca a figura do produtor cultural como uma oportunidade para conhecer novas formas de atuação e estabelecer redes de difusão.

Toda a programação do CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS fica disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.



Últimas Notícias