Secretaria de Saúde aponta que Ilhabela não registra mortes por Covid-19 há dois meses



Postado em: 09/09/2021


A cidade de Ilhabela não registra mortes por Covid-19 há dois meses. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. O último registro foi em 8 de julho.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em 2020, a cidade contabilizou 41 óbitos, um dos menores coeficientes de letalidade do Brasil: 0,52%. Segundo a Secretaria de Saúde, os números mostram a eficiência no combate à transmissão na cidade.

A Secretaria de Saúde realiza o isolamento imediato dos casos suspeitos e seus contatos intradomiciliares e a testagem dos contatos com casos confirmados. Outra medida foi a implantação do Programa de Monitoramento Domiciliar em janeiro, que acompanha os casos com comorbidades, que é realizado por enfermeiros que analisam diariamente a situação dos pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 com maior risco de agravamento da doença.

Os pacientes que recebem alta do Setor Respiratório são monitorados por cinco dias e o atendimento é feito por profissionais da enfermagem e da fisioterapia, para aqueles que precisam de acompanhamento. A campanha Ilhabela Vacinada continua e atualmente realiza a aplicação de doses em adolescentes acima de 12 anos sem comorbidades. Mais de 85% da população de Ilhabela já recebeu pelo menos a 1ª dose da vacina.

A cidade ainda implantou uma segunda Usina de Oxigênio, promoveu o controle de acesso ao arquipélago com mais de 40 mil abordagens e determinou à empresa de transporte coletivo o aumento da frota para que os passageiros ficassem todos sentados nos ônibus que circulam pelos bairros, evitando assim aglomerações. “Quando assumimos o governo decidimos tomar medidas para reduzir o risco de contaminação na cidade. Reorganizamos e modernizamos o gripário e agora contamos com mais uma Usina de Oxigênio, aumentamos a frota de ônibus para evitar aglomerações e implantamos o controle de acesso na cidade. E estamos avançando na vacinação. Foram medidas importantes que colocaram a cidade em destaque no controle da pandemia”, disse o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.



Últimas Notícias