PMI

Temporada de navios 2015-2016: 1ª escala dupla traz mais de 4 mil turistas a Ilhabela



Postado em: 19/11/2015


 

A temporada de cruzeiros 2015-2016 começou no dia 10 de dezembro em Ilhabela. Na manhã desta quinta-feira (19/11) o município recebeu a primeira escala dupla da temporada. O navio Empress, da companhia Pullmantur, foi o primeiro a chegar na cidade, às 9h, vindo de Búzios (RJ), com aproximadamente 1,8 mil passageiros. Já o navio Armonia, da empresa MSC, que conta com cerca de 2,3 mil passageiros, estava em Cabo Frio (RJ) e chegou mais tarde, por volta das 10h.

“Já visitei Ilhabela em outra ocasião, mas essa cidade é linda, nunca é demais prestigiá-la. Infelizmente vamos ficar apenas por um dia. A ideia é ir à praia e passear pelo centro histórico”, disse o estudante Lucas Rodrigues, de 20 anos, morador de São Paulo (SP).

Já a bancária Mariza Gabriela, de 57 anos, moradora de São Bernardo (SP), visita o arquipélago pela primeira vez. “Estou encantada. Ilhabela é realmente linda. Quero conhecer o centro histórico e almoçar em algum restaurante por perto”, afirmou.

Mais de 250 mil turistas devem passar pela cidade durante a temporada de navios 2015-2016. “Isso aquece a economia e gera novos empregos. Sem contar que o turista que nos visita em apenas um dia quer voltar para conhecer melhor a cidade”, destaca o prefeito Toninho Colucci. Nesta temporada, conforme estimativa da Secretaria de Turismo, as escalas de navios devem injetar cerca de R$ 15 milhões na economia local. Ilhabela receberá 95 escalas, sendo 20 duplas e outras duas escalas triplas.

A gerente da loja Carmim, na Vila, Mônica Xavier, 30 anos, comemorou o grande movimento na manhã desta quinta (19/11). “Com a escala dupla nosso movimento aumento cerca de 70%. A expectativa é muito boa para essa temporada, apesar da crise econômica do país”, declarou. 

No receptivo turístico devem atuar 20 vans com média de 15 lugares cada, 62 jipes, oito embarcações e cerca de 20 táxis. Eles são os responsáveis por levar os turistas a passeios como as praias do Curral, Garapocaia (Pedra do Sino), Cachoeira da Toca, Museu Náutico, entre outros atrativos da Ilha.

Muitos turistas preferem ficar próximos ao local do desembarque, na Vila, e aproveitam para conhecer o centro histórico, desfrutar dos restaurantes e vão às compras nas lojas de artesanato. A praia do Saco da Capela também é muito frequentada durante as escalas. Seguindo as normas do Ministério do Turismo, todas as vans do receptivo terão de ter ar-condicionado e no máximo até oito anos de fabricação. A medida significa conforto e segurança para os turistas. O Centro de Informações Turísticas, que fica em frente ao píer, na Vila, foi ampliado e conta com profissionais preparados da Secretaria de Turismo e Fomento.

 



Últimas Notícias