Josefh Flore/PMI

Prefeitura de Ilhabela e Dersa estabelecem regra para embarque de caminhões na travessia; medida normaliza transbordo de lixo e outros serviços



Postado em: 17/11/2015


A Prefeitura de Ilhabela e a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, órgão ligado ao Governo do Estado, estabeleceram regras para o embarque de caminhões de grande porte na travessia de balsa. Em uma reunião no Paço Municipal foram estabelecidos os limites de peso. As carretas que fazem o transbordo do lixo coletado em Ilhabela para a cidade de Jambeiro, no Vale do Paraíba, poderão ter no máximo 35 toneladas.

Os caminhões de combustíveis poderão carregar até 15 mil litros. Já os caminhões basculantes que trazem materiais como pedra e areia terão a guarda de madeira da caçamba como o limite, o que equivale a cerca de 20 toneladas.

A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Governo, Luiz Alberto de Faria – Luizinho, representando o prefeito Toninho Colucci, que participa da feira “Smart City” em Barcelona (Espanha). Representando a Dersa participaram o gerente da travessia São Sebastião-Ilhabela, Valter Bárbara, e o diretor de Operações, Nilson Baroni, por vídeo conferência. Da Prefeitura de Ilhabela estiveram também o secretário adjunto de Governo, Valter Faustino, o chefe da Defesa Civil, Carlos Norberto Zanato, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Daniel Vilela, e o chefe do Setor de Resíduos Sólidos, Antonio Ganasivici Teixeira - Português, além de representante da Peralta Ambiental, empresa responsável pelo transbordo do lixo.

As medidas são válidas durante todo o processo de recuperação das pontes de embarque da travessia. No último domingo (15/11), a Dersa concluiu a obra da ponte no terminal de embarque em São Sebastião e irá iniciar a recuperação da ponte em Ilhabela.  “A importância desta reunião está na gestão do problema e a Prefeitura assume o seu papel no processo. Estamos atentos para que não haja prejuízos para os moradores e os turistas, especialmente numa semana em que teremos mais um feriado prolongado. Cabe ressaltar que o prefeito Toninho Colucci determinou que Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Municipais e Trânsito acompanhem de perto toda a operação”, destacou o secretário de Governo, Luizinho Faria.

Na noite de segunda-feira (16/11), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), conversou por telefone com o secretário estadual dos Transportes, Duarte Nogueira, e com o diretor de Operações da Dersa, Nilson Baroni, que definiram o término da limitação de 10 toneladas para caminhões, estabelecida durante a recuperação da ponte. “Com essas medidas poderemos receber os caminhões maiores para transporte de combustíveis, alimentos, entre outros produtos. Além disso, os caminhões que fazem o transbordo de todo o lixo coletado em Ilhabela já poderão seguir viagem”, informou Colucci.

O prefeito Toninho Colucci afirmou que - conforme garantiram o secretário estadual dos Transportes e o diretor de Operações da Dersa - o próximo passo será a recuperação das pontes em Ilhabela. Ele mantém a cobrança por melhorias nas embarcações que realizam a travessia. 

 



Últimas Notícias