Divulgação/Sabesp

Sabesp anuncia investimentos R$ 9,1 mi para melhorias no sistema de abastecimento de água em Ubatuba



Postado em: 30/07/2021


A Sabesp inicia em Ubatuba as obras do Programa Corporativo de Redução de Perdas, que visa executar melhorias nos setores de abastecimento de água. O empreendimento com financiamento da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), já iniciado também nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, chega agora a Ubatuba com investimento na ordem de R$ 9,1 milhões.

As obras beneficiarão 118 mil habitantes, incluindo a população flutuante da alta temporada, gerarão até 35 oportunidades de emprego direto e compreenderão melhorias visando a durabilidade e, consequentemente, a redução da necessidade de manutenções.

os serviços incluem a implantação de 28 áreas para controle de abastecimento, além de 9 km de redes de distribuição de água, equipamentos de medição, de bombeamento de água, válvulas de pressão, entre outros, com foco no Sistema Carolina.

Conforme explica o responsável pelas obras da Superintendência de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista e Litoral Norte, engenheiro Leandro Santos de Araujo, o Sistema Carolina é responsável por grande parte do abastecimento de Ubatuba. "São 363 km de redes de distribuição de água e reservação total de 11,5 milhões de litros. A adequação dos setores de abastecimento permitirá uma gestão mais adequada no que se refere a perdas de água", explicou.

Os bairros beneficiados são Parque dos Ministérios, Taquaral, Usina Velha, Morro da Pedreira, Barra Seca, Perequê-Açu, Iperoig, Itaguá, Ponta Grossa, Tenório, Praia Grande, Toninhas, Ponta das Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Praia da Ribeira, Praia da Sununga, Lázaro e Domingas Dias.

Para o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, a setorização do abastecimento é de suma importância. "Não devemos esquecer que a água é um bem finito e devemos usá-la com responsabilidade. A Sabesp não mede esforços para garantir maior confiabilidade dos sistemas de abastecimento e, consequentemente, segurança hídrica para nossa região. É importante destacar que o benefício será a longo prazo, com foco na missão da Companhia de prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente", concluiu o superintendente.

Redução de Perdas

Criado em 2009, o Programa Corporativo de Redução de Perdas da Sabesp tem como objetivo reduzir as perdas de forma consistente e a longo prazo. Para isso, são feitas diversas ações de melhoria operacional e de manutenção, além de importantes ações de renovação e melhoria da infraestrutura, como a troca de tubulações, ramais domiciliares e hidrômetros, além da identificação de vazamentos e fraudes, proporcionando a redução das pressões de operação e evitando a fadiga dos materiais e tubulações usadas.



Últimas Notícias