Divulgação/PMSS

Centro de Reabilitação de Boiçucanga tem nova ferramenta para pacientes com Transtorno do Espectro Autista



Postado em: 30/07/2021


O Centro de Reabilitação de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, e integra a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), implantou uma nova ferramenta para aperfeiçoar a assistência aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que foca na abordagem centrada na pessoa.

A informação foi divulgada na última quinta-feira (29/7) pela Prefeitura de São Sebastião. Esta semana, 40 crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico fechado de TEA passaram por avaliação feita pela equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, com participação de uma médica clínica geral. Nessas avaliações são usadas escalas para rastreio de sintomas de TEA e identificadas as necessidades de cada indivíduo, para então a equipe do Centro de Reabilitação, juntamente com a família da criança, definir as metas e ações necessárias ao tratamento.

A equipe multiprofissional que participa do Projeto Terapêutico Singular é composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro e assistente social. A intervenção de cada área será focada nos objetivos propostos no PTS, cabendo ao profissional identificar qual o melhor recurso ou abordagem terapêutica que o auxiliará nesse processo.

Periodicamente, a equipe irá reavaliar os casos individualmente, possibilitando identificar as áreas e repertórios desenvolvidos e adaptar ou replanejar o tratamento, considerando não apenas as reavaliações do paciente pela equipe, mas também as necessidades e melhorias trazidas pelos familiares e cuidadores.

O tratamento por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS) está em consonância com as diretrizes mundiais de saúde, nas quais o paciente deve ser atendido em sua singularidade e subjetividade. Será realizado por meio de seguimento interprofissional, sempre tendo como princípio norteador o cuidado e integralidade da atenção.

Serviço

O Centro de Reabilitação – Unidade Boiçucanga – fica na Avenida Walkir Vergani, n.º 878, em Boiçucanga. O telefone é (12) 3865-8061



Últimas Notícias