Divulgação

PF deflagra "Operação Passos Largos" para apurar suspostas fraudes na Saúde em Ubatuba



Postado em: 27/07/2021


A Polícia Federal, com a participação do Ministério Público Estadual de Ubatuba, cumpre, na manhã desta terça-feira (27), sete Mandados e Busca e Apreensão na deflagração da "Operação passos Largos", que investiga possíveis fraudes por parte da Organização Social denominada ITDM – Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina, a qual é responsável pela gestão da Santa Casa local.

As investigações mostram a utilização por parte da OS ITDM de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de materiais e insumos com suspeitas de desvios de recursos financeiros e de materiais, bem como de eventuais superfaturamentos desde a sua contratação pela Prefeitura de Ubatuba/SP.

Os Mandados de Busca e Apreensão foram expedidos pelo Juízo Estadual de Ubatuba e são cumpridos na sede da Santa Casa de Ubatuba, na Secretaria Municipal de Saúde e em endereços relacionados com os responsáveis pela OS ITDM.

O instituto foi contratado em fevereiro de 2020, durante a gestão do então prefeito Délcio Sato, com valor de R$ 141 milhões em cinco anos, com uma média de R$ 28 milhões anuais.

Os crimes apurados são os de fraude à licitação (artigo 90, da Lei nº 8666/93), associação criminosa (artigo 288, do Código Penal), além de corrupção (artigos 317 e 333, do Código Penal).

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Ubatuba reiterou que a operação “Passos Largos”, realizada pela Polícia Federal , se refere à investigação de suspeita de fraudes no Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina (ITDM), organização social contratada no governo anterior para fazer a gestão da Santa Casa (contrato 100001/2019 e contrato de gestão 11/2020, firmado em 30 de janeiro de 2020).

"A organização em questão está cumprindo aviso prévio e encerrará sua gestão do hospital no dia 30 de julho de 2021".

A Prefeitura de Ubatuba colabora com todas as investigações da Polícia Federal e se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, reafirmando seu compromisso com a lisura no uso dos recursos públicos.



Últimas Notícias