Corpo de Bombeiros

Salvamar realiza treinamento do "Salva-Surf" neste sábado na praia de Maresias



Postado em: 09/11/2015


O Salvamar Paulista, do Corpo de Bombeiros, realiza neste sábado (14/11), às 8h, na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, o treinamento de surfistas voluntários no projeto "Salva-Surf". O ponto de encontro é o Posto do Salvamar, localizado ao lado da Praça do Surf. 

Segundo o sargento Neto, do Salvamar Paulista, as inscrições serão feitas no local no dia do treinamento. Podem participar jovens a partir de 18 anos ou ainda a partir dos 16 anos com autorização dos pais. O voluntário deve levar seu "longboard" para participar do curso "Salva-Surf".

O participante terá informações importantes sobre o salvamento de afogados e primeiros socorros. Os surfistas são aliados importantes dos bombeiros no salvamento de vítimas de afogamento, especialmente no período da temporada de verão, quando as praias estão cheias. 

Contratação de Guarda-Vidas Temporários 

A contratação de Guarda-Vidas Temporários (GVT's) foi um dos temas debatidos durante reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) da Costa Sul de São Sebastião. O encontro ocorreu na noite da última sexta-feira (6/11), na sede da associação Viva Cambury, localizada no Sertão de Cambury, na Costa Sul. Segundo o capitão Rapaci, responsável pelo GBmar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), a corporação ainda não tem como definir quais praias e quantos homens serão distribuídos. "Depende da quantidade de inscritos e aprovados no curso de salvamento realizado pelo Corpo de Bombeiros", declarou.  

Conforme explicou, serão disponibilizadas 76 vagas pelo Governo Estadual e Prefeitura, para ambos os sexos. Na ocasião, ele falou sobre as características de cada praia; o perfil das vítimas de afogamento; o número de óbitos neste ano, que seriam seis até o momento; os locais onde aconteceram os afogamentos; entre outras curiosidades. O capitão esclareceu, ainda, algumas dúvidas dos participantes como, por exemplo, a saída de embarcações nas praias e o turno dos salva-vidas.

 



Últimas Notícias