Fotos: Daniel Smorigo/WSL

Miguel Pupo vence etapa de Maresias do WQS e garante vaga na elite do surf em 2016



Postado em: 08/11/2015


O sebastianense Miguel Pupo levantou a torcida e conquistou o título Oi HD São Paulo Open of Surfing, disputado em Maresias, na Costa Sul São Sebastião. Na final disputada neste domingo (8), o brasileiro derrotou o australiano Davey Cathels.

Na final, até o campeão mundial Gabriel Medina correu pela praia para abraçar o amigo, que assumiu a quarta posição no ranking e embolsou 40 mil dólares pela vitória em Maresias. O evento teve o apoio da Prefeitura de São Sebastião.

A grande final começou as 12h30 com a Praia de Maresias lotada e sem chuva, com o céu até clareando em São Sebastião pela primeira vez na semana. A bateria entrou no mar depois do Banco do Brasil Heritage Heat, reunindo cinco brasileiros das primeiras gerações no circuito mundial, com Fábio Gouveia derrotando Teco Padaratz, Wagner Pupo, Renan Rocha e Piu Pereira.

Depois da bateria especial, Wagner Pupo ficou na torcida para que o seu filho, Miguel, vencesse o Oi HD São Paulo Open of Surfing. e foi ele quem abriu a decisão do título com uma série de três manobras potentes de backside numa boa direita para largar na frente com nota 6,67.

O australiano também começou nas direitas, mas a onda só rendeu uma manobra forte. Depois da primeira metade da bateria de 35 minutos, Cathels já precisava de mais de 10 pontos para vencer. Pupo ainda conseguiu manter uma boa vantagem de 9,6 pontos.

A partir daí, o brasileiro passou a arriscar as manobras mais espetaculares e voou num aéreo sensacional muito alto que levantou a torcida nas areias de Maresias, porém não conseguiu completar a aterrisagem. O tempo foi passando, as séries pararam de entrar e o Oi HD São Open of Surfing fechou a “perna brasileira” de fim de ano da WSL South America com vitória verde-amarela de Miguel Pupo por 17,00 a 12,33 pontos. Ele não vencia uma etapa desde 2012.

 “A minha mãe me pediu pra trazer uns troféus novos esse ano, mas só tinha conseguido um terceiro lugar nas Ilhas Açores, que era um troféu pequeno, então acho que ele está bem feliz porque esse aqui é bem maior. Foi demais confirmar minha vaga no WCT aqui. Eu coloquei muita pressão em cima de mim no início do ano pra lutar pelo título mundial depois da vitória do Gabriel (Medina), mas as coisas não aconteceram como eu queria e agora já precisava de resultados para me manter no Tour. Bom que consegui aqui e vou poder ir pro Havaí mais relaxado pra surfar meu melhor lá”.

Miguel Pupo disse que esse campeonato foi muito especial para ele e sua família. “Sem dúvidas, esse é o melhor dia da minha vida. Eu ganhei o evento depois de ver meu pai (Wagner Pupo) arrebentar surfando altas ondas na bateria dos Legends, no início da semana já tinha visto meu irmão (Samuel Pupo) vencer o Trials e passar umas baterias no evento, então me sinto abençoado por tudo que aconteceu essa semana aqui e estou muito feliz pelo público também que lotou a praia mesmo debaixo de chuva pra torcer pra gente”.



Últimas Notícias