Caraguatatuba celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com seminário virtual



Postado em: 01/04/2021


No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em menção à data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Secretaria de Educação, promove o I Seminário Virtual do Dia Internacional Do Transtorno Do Espectro Autista.

O evento tem como público-alvo profissionais que fornecem atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares, mas é aberto a toda população. Interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/seminarioespectroautista.

No fim de 2007, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) definiu a data como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões postais de todo o planeta se iluminam de azul.  No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em 2020 e 2021, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #Respectro nas redes sociais.

Segundo a Organização Panamericana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, a incidência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de uma em cada 160 crianças.  Os transtornos do espectro autista começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta.

De acordo com o manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (dsm-5), o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação, alterações sensoriais, comportamentos repetitivos e restritos.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente e autônoma, outras podem apresentar graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. As intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades para os pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

Confira a programação do I Seminário Do Dia Internacional Do Transtorno Do Espectro Autista na íntegra:

- Inscrição pelo link (SEDUC)  - http://bit.ly/seminarioespectroautista

- Certificação para quem participar das duas palestras (06/04 e 09/04)

- 02/04 – vídeo com depoimento de munícipes com TEA com o tema “Respeito Para Todo o Espectro — #RESPECTRO”. (Divulgação no Facebook oficial da Prefeitura de Caraguatatuba)

- 05/04 - Lançamento da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conforme a Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020   - Secretário  dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Barboza Toledo

- 06/04 – palestra: Autismo e Coaching Parental – Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YbIQ7o1o3rU

Horário: 18h30 – 19h30

Público Alvo: Sociedade em geral, familiares e profissionais

Palestrante Paloma Leal Rocha – Possui graduação em Pedagogia (2006), especialização em ABA - Análise do Comportamento Aplicada, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Educação Especial e Inclusão. Tem experiência na área de Educação e Terapia ABA, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, TDAH, desenvolvimento atípico, dificuldades de aprendizagem, orientação para pais e cuidadores, modelo the hanen program, capacitações e palestras com foco em inclusão social e escolar de indivíduos com TEA.  Está cursando Especialização Lato Sensu em Inclusão Escolar nos Transtornos do NeuroDesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades , Professora da Unoste - do curso de Pós Graduação Lato Senso Especialização Em Educação Inclusiva Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado. Desenvolve Treinamentos De Coaching Parental - Para pais e cuidadores de pessoas com TEA.

- 07/04 - divulgação da cartilha “Autismo, Respeito com todo o Espectro” na página da Secretaria de Educação.

Será trabalhada junto às famílias e profissionais, e disponibilizada no site da prefeitura.

- 09/04 – “Mesa redonda: ensino aos alunos com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia” – Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HzPlqyFtfFU

Horário: 18h30 às 21h

Público Alvo: Profissionais da Rede Municipal de Caraguatatuba

Palestrantes:

Ana Luiza Fernandes Machado - Psicóloga, musicoterapeuta e Analista do Comportamento. Tem dedicado seus estudos aos métodos de intervenção precoce baseados no modelo Denver. É coordenadora e supervisora ABA  da Clinica Florescer onde também atende como Psicóloga infantil.

Guilherme Sousa Bastos - Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2001), Especialista em Educação e Autismo pela Faculdade Censupeg (2019), pós-graduando em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual (Centro Universitário Celso Lisboa/CBI of Miami), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2004), doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010), com doutorado sanduíche realizado no Australian Centre for Field Robotics (2009), graduando em Psicopedagogia (UNINTER). Diretor do Centro de Educação (CEDUC) e Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Já foi coordenador do Programa em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação (POSCOMP) e do curso de Engenharia de Controle e Automação da UNIFEI. Atua nos programas de pós graduação em Engenharia Elétrica, e em Ciência e Tecnologia da Computação.

Mediador: Profissional Técnico da SEPEDI



Últimas Notícias