Divulgação/PMC

Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas à população para antecipar as compras do feriado de Páscoa e evitar aglomerações



Postado em: 31/03/2021


O feriado de Páscoa, comemorado neste final de semana, de 02 a 04 de abril, é tradicionalmente uma época de alta comercialização de peixes e um dos mais aguardados pelos vendedores de pescado. Em Caraguatatuba, os Entrepostos de Pesca irão funcionar nos três dias das 8h às 17h, seguindo todas as medidas de prevenção contra Covid-19.

A Prefeitura alerta para que a população antecipe as compras e não deixe para última hora, evitando aglomerações. Foi orientado para que os locais mantenham controlador de acesso e fluxo, uso de álcool em gel 70%, permissão de apenas um cliente por família e utilização obrigatória de máscara para todos.

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Soares Scian, destaca que nesta época, as vendas tendem a aumentar cerca de 40%. “A população tem a opção de comprar nos Entrepostos de Pesca do Camaroeiro, Porto Novo e Cocanha. Os três já foram orientados quanto às principais medidas preventivas e frequentemente é realizado fiscalização no local”, explica.

 Dicas ao consumidor na hora da compra

O peixe bom tem a pele brilhante. As escamas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se puxar e soltar com facilidade, é um indicio de que não está bom para o consumo. Assim como a pele, os olhos devem estar brilhantes com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é um mau sinal. As guelras do peixe, localizada no fim da cabeça, deve estar o mais avermelhada possível. Descarte as rosadas ou acinzentadas.

Importante também apertar com leveza a barriga do peixe. Se a musculatura estiver firme é uma característica de peixe fresco. Peixes tem cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia. O pescado deve estar coberto de gelo limpo e em superfície adequada. O atendente deve estar vestido com roupas limpas, sapato fechado, proteção nos cabelos, luvas e máscara.

Serviço

Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Arthur Costa Filho, s/nº, Centro.

Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.

Box de Comercialização de Pescados da Praia da Cocanha – Av. João Gonçalves Santana, 105, na Praia da Cocanha.



Últimas Notícias