Radar Litoral

Litoral Norte tem tarde com temporal e "chuva de granizo"; cidades registram quedas de árvores



Postado em: 30/03/2021


Depois da tempestade da noite de segunda-feira (29/3), mais um temporal foi registrado na tarde desta terça-feira (30/3) na região. Na Costa Norte de São Sebastião, por volta das 16h30, choveu granizo. As imagens mostram as pedras de gelo recolhidas por morador. 

Conforme reportagem do Radar Litoral, a Defesa Civil do Estado emitiu na segunda-feira (29) um boletim meteorológico para o Litoral Norte com a previsão de chuva de até 150 milímetros, o que equivale a 150 litros por metro quadrado. Esse quadro é previsto até quarta-feira (31/3).

O motivo é a chegada de frente fria, havendo condições para chuvas fortes e volumosas, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos. Isto já ocorreu na noite de segunda-feira, quando quedas de árvores foram registradas em bairros de São Sebastião, como Vila Amélia, Porto Grande e Pontal da Cruz. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos fizeram a retirada nesta manhã. 

De acordo com a Defesa Civil, há previsão de elevados acumulados de 72h nos 150 mm, o que demanda atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois existe risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Lembrando que se o acumulado chegar a 100 mm, neste período, no trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (SP-99), ela pode ser interditada. O Plano Preventivo de Defesa Civil foi prorrogado até 15 de abril.

Gelo espalhado em gramado de casa no bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião

Ilhabela

Com o alerta de frente fria até a quarta-feira (31), a Defesa Civil Ilhabela informa que foram registradas 10 ocorrências na manhã desta terça-feira (30), ocasionadas pelas fortes chuvas da noite anterior. As ocorrências registradas foram: a queda de oito árvores; um destelhamento no Morro dos Mineiros e os tapumes que cercavam o Campo do Galera se desprenderam da estrutura e se espalharam pela via.

No bairro da Água Branca, uma árvore caiu em cima de um veículo deixando fios energizados expostos. Ilhabela tem quatro Pluviômetros.

Armação: 87mm

Vila: 61mm

Barra Velha: 44mm

São Pedro: 40mm

A Defesa Civil pede para que os munícipes mantenham uma atenção especial nas áreas mais vulneráveis, pois existe risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.



Últimas Notícias