PMSS

Prefeito de São Sebastião anuncia realização de testes rápidos em massa nesta sexta para detecção da Covid-19



Postado em: 04/03/2021


O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou na noite de quarta-feira (3/3) a realização de testes rápidos em massa para detecção da Covid-19 a partir desta sexta (5/3). Uma tenda estará montada ao lado da Caixa Econômica Federal e do Agiliza para a realização da testagem. 

Felipe Augusto informou a decisão da testagem em massa durante a sua live semanal em que apresenta informações sobre a doença no município. Acompanhado da secretária-adjunta de Saúde, Maria Angela Laurito de Moraes, o prefeito anunciou que a cidade já tem à disposição 22 mil testes.

A secretária-adjunta explicou que a testagem em massa será feita sob a coordenação de enfermeiros, das 9h às 16h30, desta sexta-feira (5), e que  irá contar com  o apoio de uma escola técnica e uma faculdade do município.  Maria Angela informou que o teste rápido é realizado por meio de pequeno furo no dedo do paciente, utiliza-se algumas gota de sangue no teste, que em contato com o reagente químico, apresenta  o resultado em 15 minutos.

Felipe Augusto explicou que embora São Sebastião viva, no momento, uma situação atípica em relação aos números da ocupação dos leitos de Covid-19 do Estado e do Brasil, com apenas uma pessoa intubada e seis internados, a realização da testagem é importante para conter a transmissão, uma vez que permite orientar o isolamento do paciente positivo para coronavírus.  "Nosso objetivo é preservar vidas. Faremos tudo o que for necessário diante desse desafio". Destacou o prefeito.

Maria Angela explicou que a decisão pela realização dos testes rápidos se deu pelo fato de ser "excelente alternativa para a triagem". São Sebastião já testou 31% de sua população. "Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los excelente alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos, via teste rápido, podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a população de São Sebastião", disse a secretária-adjunta.

São Sebastião realizou aproximadamente 29 mil testes (31% da população); tem 5400 casos confirmados; 5 034 pacientes recuperados , 7 óbitos e 255 em quarentena domiciliar. No Brasil, os números são trágicos. A média móvel de mortes pela covid-19 ficou 1.223 na segunda-feira (1º), e bateu recorde pelo terceiro dia consecutivo. O país superou a marca de 255 mil vítimas e chegou aos 10.589.608 casos confirmados da doença.

Entre o total de casos diagnosticados, 1.830.423 pessoas estão recuperadas. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 74,3% na Grande São Paulo e 73,2% no Estado. O número de pacientes internados é de 15.977, sendo 8.701 em enfermaria e 7.276 em unidades de terapia intensiva.



Últimas Notícias