Munir El Hage/PMSS

Com Campeonato de Surf, Maresias mantém ocupação em pousadas e hotéis mesmo após feriado



Postado em: 03/11/2015


Enquanto cidades litorâneas voltam à rotina após o feriado de Finados (2), o bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, continua movimentada. Isso porque, até domingo (8), acontece o Oi/HD São Paulo Open of Surfing, que encerra a perna brasileira do Word Surf League (WSL) Qualifying Series (QS). O evento tem o apoio da Prefeitura.

De acordo com pesquisa divulgada nesta terça (3), pelo departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), feita em 61 hotéis, a taxa de ocupação média é de 47%.  Isso se deve à realização do campeonato de surf no local.

Para o secretário de Esportes e Governo, Fábio Lopez, os eventos esportivos servem para atrair os desportistas, familiares e amigos fomentando, desta forma, o turismo local. A secretária de Cultura e Turismo, reitera esta realidade. "Essas iniciativas alavancam o setor turístico na cidade", frisou. A mesma opinião é compartilhada pela Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), formada por empresários e comerciantes locais.

Lotação

Durante esta semana, o setor registra aproximadamente 50% de sua capacidade. A expectativa é que até o fim do campeonato, hotéis e pousadas estejam com todos os leitos ocupados.

A associação conta com a união de 21 hotéis, responsável por cerca de 60% da hospedagem em Maresias, com aproximadamente 3 mil leitos para a capacitação de receber eventos de médio e grande porte.

Segundo Niuara Tedesco, que faz parte da diretoria da APHM, a ocupação no setor cresce à medida que se aproxima os dias da final do campeonato. "Estamos com movimento, mas para este fim de semana estamos praticamente lotados por causa da final da competição", explicou Niuara.

A taxa média de ocupação no setor hoteleiro no bairro é de 35% ao ano. De acordo com dados da APHM, Maresias recebe hoje 380 mil estadias por ano, sem contabilizar as estadias em casas alugadas. Desses, cerca de 120 mil apenas na temporada.

O Oi HD São Paulo Open of Surfing tem US$ 250 mil em premiação e 10.000 pontos no ranking no Circuito QS. O que atrai turistas, imprensa e surfistas de todo mundo. A expectativa é que o evento venha repetir o sucesso da edição de 2014, quando mais de 30 mil pessoas acompanharam as finais. Nessa edição, o QS 1000 Oi HD São Paulo Open vale pela 34ª e antepenúltima etapa do Tour.



Últimas Notícias