Ilhabela intensifica ações para combater proliferação do mosquito da Dengue



Postado em: 17/02/2021


A Prefeitura de Ilhabela intensifcou ações para combater a proliferação do Aedes aegytpi, o mosquito transmissor da dengue. A Equipe do Controle de Vetores Ilhabela (CVI) é a responsável por percorrer os bairros da cidade para orientar os moradores e realizar diversas ações para o combate ao mosquito.

No trabalho realizado pelos agentes são realizadas visitas domiciliares para verificar a presença de criadouros, pesquisas de pontos estratégicos, bloqueio de transmissão, controle de criadouros. Além disso, há o processo de nebulização que consiste na borrifação do veneno que combate o Aedes aegypti, que elimina a possibilidade do vetor (hospedeiro intermediário) do vírus, pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável.

O agente de campo, Ricardo Augusto, há mais de 10 anos atuando na área, conta sua experiência na evolução do trabalho realizado na cidade. “Nossa equipe trabalha ombro a ombro para combater a dengue no município. A inserção do drone na nossa atuação facilitou o trabalho e podemos vistoriar casas que estão fechadas”.

A munícipe Magali da Silva Andrade, mãe de um bebe de 10 meses, picado pelo mosquito da Dengue alerta sobre os cuidados. “A dengue é uma doença que judia muito, principalmente de uma criança. Quando descobrimos que ele estava com Dengue foi um choque, pois sempre fui muito cuidadosa e sempre olhava se tinha água parada na parte externa da casa. Hoje meu filho está no final do tratamento e nossos cuidados estão redobrados”.

A colaboração da população é fundamental nos cuidados diários, como não deixar água parada e olhar atentamente o quintal, tais cuidados são essenciais para eliminar os criadouros.



Últimas Notícias