JC Curtis/Fundacc

Morre o artista plástico Antônio Carelli, criador do movimento “Arte Litoral Norte”



Postado em: 12/02/2021


Um dos artistas plásticos mais renomados do Litoral Norte, Antônio Carelli, faleceu aos 95 anos, na manhã desta sexta-feira (12), em Caraguatatuba. Nascido em Capivari, interior de São Paulo, residia na cidade desde 1986.

O velório será neste sábado (13), às 10 horas, no Cemitério da Bela Vista, em Caraguatatuba, onde o corpo será enterrado às 11 horas.

O artista plástico, ceramista e mestre realizou o Curso de Cerâmica em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) nos anos 90, durante a gestão do então presidente Pedro Norberto dos Santos.

Passou a atuar como colaborador e apoiador da Cultura em Caraguatatuba. Carelli, juntamente com a esposa Sandra Mendes, falecida em 2017, idealizou o "Arte Litoral Norte", movimento artístico que trouxe os ceramistas Antônio Cordeiro e Mieko, entre outros artistas para a cidade.

O movimento trouxe a estrutura necessária para a formação de grandes ceramistas, como Ben Hur Vernizzi e a criação da Rota da Cerâmica, com vários ateliês espalhados de norte ao sul da cidade.

Antônio Carelli possui obra de 7m² exposta permanentemente no Teatro Mario Covas e é o patrono do Espaço de Exposições Itinerantes do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - MACC.

Trajetória

Pintor, desenhista e professor, iniciou estudos artísticos com Yoshiya Takaoka, em 1945. Três anos mais tarde participa do Grupo 15, com seu professor Geraldo de Barros, Tomoo Handa e outros.

Na década de 50, viveu em Paris, onde frequenta a Académie Julian e a Académie de La Grande Chaumière e estuda desenho e pintura com André Lhote. Fez uma exposição individual de mosaicos no Museu Bourdelle.

Em 1952, iniciou o curso de mosaico de Ravenna na Escola de Arte Aplicada Italiana.

 De volta ao Brasil, fez pinturas murais e trabalha com Bonadei, pintando paisagens do Litoral Norte. Lecionou desenho na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, entre 1967 e 1983.

Em 1979, criou o Ateliê 74, onde ensinou desenho, pintura e mosaico. A partir de 1983, dedica-se exclusivamente à pintura, até fixar residência em Caraguatatuba, em 1986.



Últimas Notícias