Divulgação/PMSS

São Sebastião intensifica fiscalização com a Operação "Carnaval sem Folia. Estamos em Pandemia"



Postado em: 11/02/2021


A Prefeitura de São Sebastião reforçou a fiscalização, durante as datas de pontos facultativos do Carnaval - sem festividades -, decreto municipal 8.066/2021, evitando aglomerações que disseminem o novo coronavírus (Covid-19). Com a expectativa de que vários visitantes possam aproveitar os dias de folga, a operação “Carnaval Sem Folia. Estamos em Pandemia” conta com o apoio de diversos setores municipais, e, principalmente, com a colaboração e compreensão de turistas e moradores, já que não haverá nenhuma atividade carnavalesca, blocos, desfiles e nenhuma ação que gere concentração de pessoas.

Entre as medidas, estão inspeção no transporte coletivo urbano, comércios e ambulantes, turismo de um dia, controle quanto a perturbação do sossego, proibição de animais na praia, entre outros, seguindo todos os protocolos sanitários, uso obrigatório de máscaras, utilização de álcool em gel, e distanciamento social, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e governos federal, estadual e municipal.

Para tanto serão aplicadas sanções e multas estabelecidas, também, pela lei municipal 2.506/2017, perturbação do sossego e lei municipal 848/1992 que proíbe animais nas praias de São Sebastião 

As ações acontecem de Costa Norte a Costa Sul do município, entre sexta e terça-feira (12 a 16/2). Integram a operação “Carnaval Sem Folia. Estamos em Pandemia”, as secretarias de Segurança Urbana (SEGUR), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Tráfego (DETRAF), Fazenda (SEFAZ) e Divisão de Fiscalização de Posturas.

Turismo de um dia

Está em vigor no município, a Lei 2.771/20 que deixa mais rígida e amplia o poder de autuação dos agentes fiscalizadores municipais. De acordo com o texto da lei, ônibus, micro-ônibus e vans ficam proibidos de parar, ou estacionar em vias públicas que não sejam aquelas expressamente indicadas e determinadas pela Secretaria de Turismo, no momento em que é emitida a autorização.

Os veículos que forem flagrados desrespeitando a lei serão autuados e a multa prevista equivale a três vezes o valor do preço público do turismo de um dia, referente ao tipo de veículo de que trata a lei. O valor da multa pode chegar até R$ 9.607,50, com o novo Decreto Municipal 7995/2020.

Em São Sebastião, o turismo de um dia tem como único destino permitido, o Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), localizado na região central do município. No local, o turista encontra toda a infraestrutura como banheiros, duchas, quiosques, quadras, pista de skate, segurança e estacionamento.

A operação de fiscalização é feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Departamento de Tráfego (DETRAF), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e Secretaria de Turismo de São Sebastião (SETUR).

Para denúncias de estacionamento irregular nas ruas da cidade, disque 153, Centro de Operações Integradas (COI).



Últimas Notícias