Beto Silva/Divulgação

Governo do Estado mantém Litoral Norte na fase vermelha do Plano SP e cancela feriado do Carnaval



Postado em: 29/01/2021


O Governo do Estado manteve o Litoral Norte na fase vermelha do Plano São Paulo e anunciou o cancelamento do feriado do Carnaval.  Dessa forma, fica mantido o funcionamento apenas de serviços essenciais até o dia 7 de fevereiro. Os anúncios foram feitos durante coletiva no início da tarde desta sexta-feira (29).

O governador João Doria afirmou que “houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no estado”

Com a manutenção da fase vermelha, podem funcionar apenas serviços essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

Devem permanecer fechados shopping centers, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e comércio em geral.

Carnaval

O governador anunciou o cancelamento do feriado de Carnaval, atendendo recomendação do Comitê de Contingência da Covid-19. “Cancelamos os pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Dessa forma, as repartições públicas estaduais funcionarão normalmente”.

Doria informou que a Prefeitura de São Paulo também cancelou os feriados do Carnaval e disse que as demais prefeituras dos municípios do estado têm a mesma prerrogativa.

Dados da pandemia

Com os dados epidemiológicos semanais divulgados nesta sexta, a média estadual passou de 348,6 para 347,8 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de novas internações foi de 54,1 para 51,9 a cada 100 mil habitantes, e as mortes ficaram praticamente estáveis, em 7,2 por 100 mil habitantes.

A pressão sobre o sistema hospitalar teve ligeiro recuo, mas ainda é preocupante. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 caiu de 71,1% para 69,9%, com 19,5 vagas a cada 100 mil habitantes.

Neste mês, o Governo do Estado endureceu o parâmetro de ocupação de UTI Covid-19 de 80% para 75% para a fase vermelha, além de cancelar a realização de cirurgias eletivas. A Secretaria da Saúde também coordena a abertura de 750 novos leitos de UTI em todas as regiões do estado.

A nova atualização do Plano SP está prevista para o dia 5 de fevereiro, com validade a partir de 8 de fevereiro.



Últimas Notícias