Litoral Norte regride para fase vermelha do Plano SP e início das aulas é adiado



Postado em: 22/01/2021


O Governo do Estado regrediu o Litoral Norte para a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. A nova classificação, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais, foi anunciada durante coletiva no início da tarde desta sexta-feira (22). Também foi adiado o início das aulas presenciais.

A passagem do Vale do Paraíba, que engloba o Litoral Norte, para a fase vermelha, se deve ao fato de que a taxa de ocupação de UTI que leva a região para a fase mais restritiva passou de 80 para 75%. A região tem uma taxa de ocupação de 78,9%.

A nova classificação vale a partir de segunda-feira (25) por um período de duas semanas, quando deve haver uma nova classificação.

Na fase vermelha, podem funcionar apenas serviços essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

A partir de segunda, devem permanecer fechados shopping centers, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e comércio em geral.

Há uma semana, o Litoral Norte já havia regredido para a fase laranja, a segunda mais restritiva.

O governador João Doria afirmou que as medidas são necessárias para evitar a propagação do vírus. “Uma segunda onda de coronavírus atingiu o mundo e seus efeitos também atingiram o Brasil e o estado de São Paulo. O aumento no número de casos, internações e óbitos é extremamente preocupante. É a ciência, a saúde e a medicina que determinam os caminhos que temos a seguir para proteger vidas.”

O governador anunciou que o início das aulas foi adiado de 1º para 8 de fevereiro. A primeira semana de fevereiro será usada para reforçar a formação e comunicação com as famílias sobre os protocolos de retorno.

A partir do dia 1º, as escolas estarão abertas para receber os alunos que mais precisam e apoiar o aprendizado do uso da tecnologia.

João Doria anunciou  que a presença dos estudantes nas escolas para as aulas de todas as redes do Estado será opcional nas fases vermelha e laranja, as mais restritivas do Plano São Paulo. 

"Devido exatamente ao crescimento da pandemia, a Secretaria Estadual de Educação está suspendendo a obrigatoriedade da presença física dos alunos, conforme estava planejada anteriormente, em sala de aula nas fases laranja e vermelha do Plano São Paulo", disse Doria. 

A medida altera o previsto na deliberação do Conselho Estadual da Educação, homologada nesta semana, sobre a obrigatoriedade de que pelo menos 1/3 das aulas deveriam ser cursadas em formato presencial. Agora, esta obrigatoriedade se aplica apenas às fases amarela e verde.



Últimas Notícias