PMSS

Defesa Civil faz treinamento de resgate urbano com guardas patrimoniais em São Sebastião



Postado em: 17/01/2021


A Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, em conjunto com a Defesa Civil, realizou o treinamento de resgate urbano para os novos guardas patrimoniais do município. A ação foi desenvolvida no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

Os novos contratados foram separados em equipes para realizarem os treinamentos, que foram desde noções básicas de primeiros socorros a salvamentos em alturas, no mar, veicular e espaço confinado.

O novo guarda patrimonial de São Sebastião, Gabriel Victor, destacou a necessidade do treinamento. “É uma experiência muito boa, querendo ou não, todo mundo tem que ter esse treinamento, não só de defesa pessoal, mas também de primeiros-socorros e tudo mais, para você saber como tratar a vítima em acidente ou em questão corriqueira. Essa noção básica de só você saber como mexer com a vítima, como levantar uma maca para não balançar e tudo mais, é muito importante. E para a gente é um conhecimento extraordinário”.

O chefe da Defesa Civil, Wagner Barroso, falou sobre o treinamento. "A Lei Federal 12608/12 da Defesa Civil diz que umas das diretrizes é preparar a comunidade para situações de desastre e de emergência. E a Defesa Civil de São Sebastião vêm, desde 2017, treinando entidades, grupos de voluntários, secretarias da Prefeitura, preparando as pessoas para estarem aptas a aplicar os primeiros-socorros ou resgate numa situação inesperada. Quanto mais pessoas da comunidade preparadas, a chance de salvar uma vida é imensa”.



Últimas Notícias