Divulgação

Em Ilhabela, 53% da rede municipal de ensino atende em tempo integral



Postado em: 30/10/2015


 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, intensificará o trabalho de reformas e ampliações nas escolas municipais em 2016 para atender mais de 60% da rede pública de ensino em tempo integral. Hoje, a rede municipal já conta com o período integral em 18 escolas.

Atualmente, a cidade tem 6,2 mil alunos e 35 escolas, incluindo as unidades de ensino nas comunidades tradicionais. Entre as novas obras previstas está a ampliação da E.M. Sebastião Leite, no bairro do Bexiga, que receberá quatro novas salas de aula. Já a E.M. José Benedito de Moraes, no Reino, será contemplada com outras oito salas.

A E.M. Maria Thereza de Freitas Vidal, no São Pedro, região sul da Ilha, terá outras duas salas. As ampliações das três unidades serão entregues no ano que vem. Também em 2016 está previsto o início das obras de reforma e ampliação de outras três escolas municipais. São elas: E.M. Mércia do Nascimento, no Saco da Capela (oito novas salas de aula), E.M. Dercy de Andrade, no Portinho (cinco novas salas de aula), e E.M. Severina de Faria, no Itaquanduba (seis novas salas de aula).

No Perequê está sendo construída pela administração municipal a nova Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro. O investimento é de R$ 4,8 milhões. Com isso, o município ficará com o prédio atual da escola, na Vila, onde será instalado um polo cultural e museu histórico. Ainda no ano quem será construída a nova Escola Municipal Terezinha de Jesus Ferreira, na Barra Velha. Será a 11ª escola construída num período de oito anos e contará com salas de leitura, brinquedoteca e salas de ciências e informática.

O prefeito Toninho Colucci ressalta a importância de tais investimentos no setor. "Somente pela educação poderemos ter uma sociedade, uma cidade, um país melhor. Por isso tantos investimentos no setor. Assim como a saúde, a educação é prioridade de governo. Ainda em nossa primeira gestão municipalizamos o ensino de 6º ao 9º ano e iniciamos o processo para ter escolas em tempo integral. Abrimos novas creches e construímos várias escolas, além do PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela), proporcionando assim o ensino em tempo integral em várias unidades", destacou Colucci. "Todas as intervenções são para melhor atender os nossos alunos, especialmente em tempo integral. É importante destacar que os alunos do ensino fundamental 1 e 2 também realizam atividades no contraturno escolar no Polo de Educação Integrada (PEII), na Barra Velha, no ginásio e estádio municipal no Itaquanduba. Ambos devem passar por modificações também. Além disso, outro Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII) será construído no sul da Ilha. Com estas obras podemos afirmar que vamos melhorar a ainda mais a qualidade estrutural e ampliar consideravelmente o número de vagas no município", destaca a secretária municipal de Educação, professora Lídia Sarmento.

Outras obras

Neste ano foram entregues as reformas e ampliações das escolas municipais Maria Leonor Fazzini, na Armação; Waldemar Belisário, no Itaquanduba; Toninho Marques, na Água Branca; e Paulo Renato, no alto da Barra Velha. A Prefeitura também inaugurou a nova E.M. Leonardo Reale, na Armação, e a escola de ensino infantil Altamira de Castro Viera Colucci, no Alto da Barra Velha.



Últimas Notícias