PMU

Guarda-vidas que salvou família arrastada por correnteza de rio é homenageado em Ubatuba



Postado em: 00/00/0000


A Prefeitura de Ubatuba homenageou nesta segunda-feira (11/1) o guarda-vidas temporário (GVT), Pedro Luiz de Oliveira Bento, pelo salvamento de uma família de turistas na última semana. A prefeita Flavia Pascoal  e o vice-prefeito, Márcio Maciel, receberam o homenageado , acompanhado pelo comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar) de Ubatuba, Danilo Pisaneschi, o comandante do GBMar do Litoral Norte, Joao Batista Rapaci, e o comandante do GBMar estadual, tenente coronel Igor Klein.

A prefeita agradeceu a atuação de Bento, destacando que o início de ano foi muito dificultoso para a Prefeitura e muitas famílias, também com relação às chuvas, mas que o Corpo de Bombeiros exerce um papel fundamental. "Temos que colocar luz nesses exemplos, para inspirar outras pessoas a colaborarem com a cidade, com empenho e dedicação. Agradecemos demais essa atitude heroica do Bento e toda a parceria com o Corpo de Bombeiros e GBMar, principalmente, na preservação de vidas", enfatizou Flávia Pascoal. O secretário de Segurança Pública, Edilson Ramos de Oliveira, também esteve presente.

De acordo com o GBMar, muitas ocorrências são registradas, mas a equipe tem tido bons resultados. Eles enalteceram a ação rápida do guarda-vidas, que estava de folga, reforçando que a solução técnica foi muito eficiente pela situação repentina.

O tenente Coronel Klein deu as boas-vindas à prefeita e desejou sucesso nos próximos quatro anos. "Sabemos que o Corpo de Bombeiros é responsabilidade do Estado, mas o nosso trabalho é intrínseco à Prefeitura. Trata-se de um conjunto de forças, pois o atendimento à população tem que ser bem-sucedido. Peço que essa parceria continue e até melhore". Klein ainda homenageou o cabo Bento, que é pai do GVT e integrante da corporação do GBmar em Ubatuba há 28 anos, por ser um exemplo de excelência profissional.

Entenda o que aconteceu

A ocorrência foi registrada na praia do Puruba, conforme reportagem publicada pelo Radar Litoral no último dia 5. A família foi arrastada pela correnteza no rio Puruba. Sozinho, Bento retirou todos os integrantes da água e os levou para um local seguro. Como ficaram ilhados, receberam socorro do helicóptero águia da Polícia Militar.

Com a chegada do final do ano e do verão, o movimento nas praias aumenta consideravelmente e, com isso, também acontecem vários incidentes no mar. É importante o banhista conhecer o local e os riscos da praia em que está, ouvindo atentamente os alertas do guarda-vidas atuando no momento. Mesmo que a pessoa saiba nadar, é necessário redobrar a atenção, pois muitas praias possuem bancos de areia, além das correntes marítimas.



Últimas Notícias