PMC

Secretaria de Urbanismo reforça programa de arborização em Caraguatatuba



Postado em: 08/01/2020


O processo de arborização ganhou um reforço a mais neste semana em Caraguatatuba. A Secretaria de Urbanismo fez o plantio de mudas de árvores nativas em diversar áreas da cidade. Foram contemplados os espaços públicos em frente Centro de Especialidades Médicas/Centro de Especialidades Odontológicas (CEM/CEO), no Jardim Primavera, a Praça do Museu de Arte e Cultura (MACC), no Centro, e a Praça no Camaroeiro, no Ipiranga.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, São 20 mudas de Ipê Amarelo de 2,80 metros doadas para o município. A típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil.

Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno.

Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional. Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.

O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria-prima em razão da boa qualidade da madeira.

Ela é muito densa e forte, pesada e dura, difícil de serrar, de grande durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento, tem alta resistência aos parasitas e à umidade. O Ipê Amarelo, Handroanthus ochraceus ou Tabebuia ochracea, é uma espécie comum nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.



Últimas Notícias