Herói da praia: guarda-vidas salva família arrastada por correnteza de rio em Ubatuba



Postado em: 05/01/2020


Uma família foi salva, no último sábado (2/1), após ser arrastada pela correnteza do Rio Puruba, na praia do Puruba, em Ubatuba. Pai, mãe e dois filhos foram surpreendidos pelo ‘estouro’ do rio – quando uma forte correnteza avança em direção ao mar provocando inclusive deslizamentos das margens – e acabaram salvos graças a ação precisa do guarda-vidas Pedro Bento.

Bento entrou no mar e retirou primeiramente a mulher e as duas crianças, os deixando em segurança na costeira. Na sequência, o guarda-vidas entrou novamente no mar e foi atrás do pai, que tinha se segurado numa bola. Ele também conseguiu efetuar o salvamento, mesmo com a forte correnteza.

Neste tipo de ocorrência, de forte correnteza, os guarda-vidas treinados orientam que a vítima se agarre a algum objeto flutuante, que no caso foi a bola.  Após retirar o homem, o guarda-vidas seguiu nadando até a costeira onde estavam a mãe e as crianças, aguardando junto a chegada do bote de salvamento do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) e helicóptero Águia.

Mãe e os dois filhos foram levados pelo guarda-vidas até a costeira, aguardando a chegada do helicóptero

O GBMar orienta aos banhistas que devem procurar praias guarnecidas por guarda-vidas. Além disso, seguem algumas dicas: água no umbigo, sinal de perigo; não ande em costeiras, pois são escorregadias; fique atento às condições climáticas. Em caso de chuva, deixe imediatamente as praias e áreas próximas a rios e córregos.



Últimas Notícias