Bruno Amir Imagens

Chuva forte causa alagamento em diversos bairros de Ubatuba e deixa mais de 80 desalojados



Postado em: 02/01/2021


*Matéria Atuallizada às 19h40 de sábado (02/01) A forte chuva que atingiu Ubatuba entre a noite de sexta-feira (1) e a madrugada deste sábado (2) causou alagamento em diversos bairros do Município.  Neste período, choveu 170 mm, mais da metade do previsto para o mês de janeiro. A Prefeitura está solicitando a doação de materiais de higiene e limpeza para atendimento das famílias atingidas.

Os bairros mais atingidos foram Emaús, Bela Vista, Pedreira Alta, Taquaral, Angelim, Parque Guarani, Estufa I, Estufa II, Sesmaria, Itamambuca, Mato Dentro e Núcleo Botafogo. 

A prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal (PL) convocou toda sua equipe para uma reunião na tarde deste sábado (2), com o objetivo de alinhar as ações emergenciais no município, que apresentou áreas de alagamento e deslizamento de terra decorrentes das chuvas que se intensificaram na sexta-feira.

Algumas famílias ficaram desalojadas e os setores envolvidos estão trabalhando desde a madrugada no resgate, apoio e acolhimento dos afetados. Até o final da reunião, foram computadas 85 pessoas, num total de 29 famílias acolhidas na Escola Municipal Tancredo Neves e para o Espaço de Convivência do CDHU do bairro Taquaral;

"Estamos nos organizando para minimizar os impactos das chuvas à população mais atingida. Desde cedo, estamos acompanhando a situação de perto e mobilizando as pessoas para que possam colaborar conosco até que tudo volte ao normal. Sabemos que, até março, segue um período de muita chuva, então, estamos consolidando uma rede para termos respostas rápidas e evitar danos diante das ocorrências", afirmou Flavia.

A Prefeitura de Ubatuba está arrecadando itens como material de higiene pessoal, água, alimentos não perecíveis, toalhas, roupas e cobertores em bom estado para algumas famílias que estão desalojadas.

As pessoas que puderem colaborar, devem se encaminhar ao Ginásio de Esportes Tubão, que fica na Avenida Thomaz Galhardo, ou para a EM Tancredo de Almeida Neves, que fica na Avenida Rio Grande do Sul, durante todo o sábado.

A Secretaria de Segurança informa que, o trecho da Avenida Rio Grande do Sul localizado atrás do aeroporto está interditado, desta maneira, o acesso à unidade escolar deve ser feito pela rodovia e Rua Guarani.

Defesa Civil

A Defesa Civil solicita à população que evite transitar em ruas alagadas e mantenha-se em lugares abrigados, longe de redes elétricas e árvores, informando pelo número 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 153 (GCM) os pontos de enchentes ou solicitando ajuda.
É necessário, ainda, redobrar os cuidados nas áreas de deslizamento, pois o solo vai ficando encharcado, o que pode ocasionar queda de barrancos.

É importante lembrar que aqueles moradores que se encontram em áreas de risco ou se sentem inseguros diante da situação onde estão podem se encaminhar para os locais de acolhimento (EM Tancredo e EM Simeão) preferencialmente antes do período noturno, para efetuarem o deslocamento com maior segurança.

De acordo com os canais oficiais da Defesa Civil do Estado, a previsão é de chuva fraca e persistente em pontos isolados da região de Ubatuba.

Abastecimento de água

 O tratamento de água foi interrompido devido à quantidade de galhos, lama e pedras que bloquearam as captações de água após as fortes chuvas que atingiram a região.

No momento, a Companhia opera de forma reduzida e equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, lembrando que imóveis sem caixa d'água podem sofrer desabastecimento. O fornecedor pode levar 12 horas para estar totalmente recuperado.

Os bairros atingidos em Ubatuba são: Coquerais, Barra Seca, Bela Vista, centro, Carolina, Domingas Dias, Enseada, Estufa I e II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Pedreira, Perequê Açu, Perequê Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Parque dos Ministérios, Praia Grande, Praia Vermelha, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sumidouro, Sununga, Taquaral, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vale do Sol, Balneário Santa Cruz, Lagoinha, Maranduba, Sapê, Sertão da Quina e Vila Maria.



Últimas Notícias