Divulgação

Campeonato de Surf marca 2º Tributo à Agatha Cristynnie em Maresias



Postado em: 29/10/2015


A Praça Internacional do Surf, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, será transformada em palco para várias ações solidárias envolvendo grande número de voluntários neste sábado (31). Amigos, familiares, vários segmentos da sociedade, da comunidade de Maresias e região, e também setores da Administração Municipal estarão reunidos no 2º Tributo à Agatha Cristyniie, jovem moradora em Maresias que faleceu aos 19 anos, em 2013, vítima de acidente de carro na Rodovia Manoel Hypólito do Rego (Rio-Santos).

Idealizado pelos pais Samantha Bueno e Plínio Ricardo Bueno, o evento solidário objetiva dar continuidade ao trabalho "Hip Hop Salvando Vidas",  realizado por Agatha para levar entretenimento e lazer às crianças e jovens da comunidade de Maresias. E para alegrar esse público especial, o tributo este ano promove um Campeonato de Surf, a partir das 8h, com a participação maciça das crianças e jovens atendidos pelo Instituto Esporte & Educação, da atleta Ana Moser, sediado no bairro, com atividades de surf.

Serão disputadas as categorias Petit (Sub 10 anos), Estreante (Sub 12), Iniciante (Sub 14), Mirim (Sub 16), Feminino Estreante (Sub 12), Feminino Mirim (Sub 16). Já as categorias Longboard e Expression serão abertas para participação de jovens surfistas  de outros bairros. "Paralelamente, serão realizadas, das 8h às 18h, as mais variadas atividades, pois a festa será das crianças", explicou Samantha que pretende resgatar antigas brincadeiras como, por exemplo, a tradicional corrida de saco,

A programação de atividades incluirá o Ônibus da Leitura com personagens, da Secretaria de Educação; o Projeto Recreança, realizado pela Secretaria de Esportes , com brinquedos infláveis, sorteio de brindes e distribuição de pipoca, sorvete e algodão doce para divertir a meninada. "Para orientar a comunidade e todos os visitantes, a equipe da Secretaria de Saúde estará no local com serviços como aferição de pressão arterial e medição do índice de massa corpórea nas crianças devido ao problema mundial de obesidade infantil", comentou Samantha.

Já, a equipe do IEC (Informação, Educação, Comunicação) da Vigilância Epidemiológica, orientará a população sobre os perigos dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da doença Chikungunya. A exemplo do ano passado, o grupo Amor Exigente deverá abordar os problemas relacionados à dependência de álcool e drogas.

Outra atração, que irá agitar a meninada antes da premiação, será a aula de zumba com a professora Adriana Cezar, da Drika Academia.

Além do apoio da Prefeitura, o evento contará com ajuda técnica da Associação de Surf de Maresias (ASM) na realização do campeonato de Surf, e contará com diversos colaboradores que contribuem, desde o primeiro tributo, em 2014, para ajudar a realizar o sonho de Agatha.

Homenagens

Segundo Samantha, a importância do trabalho voluntário e da dedicação em ajudar o próximo é uma prática que começou com seu pai que, por mais de 30 anos, realizou ações comunitárias. Ele passou esse valor para Samantha que, consequentemente, junto com o marido Plínio, criaram as filhas mostrando o quanto é essencial e gratificante se dedicar às pessoas e causas sociais.

Agatha já tinha esse trabalho com o "Hip Hop Salvando Vidas", disse Samantha lembrando que o 1º Tributo, com festival de música, foi em homenagem ao pai de Agatha com quem ela aprendeu a gostar de música. Já, este ano, o evento é dedicado ao surf, esporte praticado há um ano pela filha mais nova, Laura Agnes, 14, que sempre quis surfar, mas os pais tinham receio. Foi Agatha quem pediu para a família apoiar a vontade da irmã que já ganhou três troféus e duas medalhas desde que começou a competir.

Como participar

Para participar desse ato solidário basta comparecer ao evento na Praça Internacional do Surf e doar um quilo de alimento não perecível. Até mesmo quem quiser colaborar, pode levar sua doação. No ano passado, a arrecadação foi destinada à Casa da Criança e do Adolescente de São Sebastião. Este ano, a prioridade é atender o Lar Vicentino.

O tributo deste ano traz, no cartaz, uma frase de Agatha, postada na rede social, um dia antes do acidente. "Luto pelos meus ideais. Se eu morrer, eles continuam vivos, os verdadeiros, eu sei quem são". Os ideais da jovem continuam mais vivos do que nunca no ato solidário de amigos, familiares e até desconhecidos unidos pela manter a chama do lema da campanha: "Façamos o bem sem olhar a quem".

Serviço:  O 2º Tributo à Agatha Cristynnie acontecerá  das 8h às 18h, na Praça Internacional de Surf de Maresias.



Últimas Notícias