Divulgação/PMC

Caraguatatuba reaproveita cerca de 5 mil toneladas de material com Coleta Seletiva e Ecopontos



Postado em: 02/01/2021


Caraguatatuba possui, desde 2017, um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos com destaque aos programas da Coleta Seletiva e Ecopontos que tem como principal objetivo de reciclar materiais, gerar renda e reduzir os lixos que seriam enviados ao aterro fora da cidade.

Juntos, os dois serviços reaproveitam cerca de 120 toneladas de material reciclável por mês. Nos últimos anos, cerca de 5 mil toneladas de resíduos foram reaproveitados, retornando como matéria-prima ao mercado.

Outra vantagem da reciclagem é a redução do lixo gerado pela população. O reaproveitamento reduz cerca de 150 toneladas de resíduos por mês, que seriam enviadas ao aterro, possibilitando uma economia ao município.

Além disso, a atividade proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para 20 famílias que sobrevivem da reciclagem por meio das cooperativas Maranata e Pegorecicla.

Além da Coleta Seletiva, que realiza o serviço porta a porta, Caraguatatuba possui três Ecopontos em todas as regiões da cidade. Materiais que normalmente seriam descartados irregularmente em vias públicas, com os Ecopontos tem a destinação correta e gratuita.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), os materiais mais descartados são pneus, colchões, sofás, podas de árvore, eletroeletrônicos, entulhos e recicláveis.

Cada Ecoponto retira, por semana, uma média de duas caçambas de entulhos e podas e uma caçamba de madeira, reaproveitando cerca de 70 toneladas de materiais que seriam descartados em vias públicas.

Uma média de 5 mil lâmpadas originárias da Prefeitura e 200 kg de pilha voltam às empresas como logística reversa, onde ocorre o processo de reciclagem industrial, separando o mineral do vidro.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos e evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos.

Alta temporada

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pede a população que durante o período de alta temporada, se possível, entregue os materiais diretamente no Ecoponto mais próximo de sua residência. Devido ao aumento do fluxo de veículos, o trânsito ficará mais intenso, dificultando a circulação do caminhão da Coleta Seletiva.

Serviço:

- Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.



Últimas Notícias