PMSS

São Sebastião destina primeiro lote de resíduos eletrônicos da campanha E-Lixo com Ministério da Ciência e Tecnologia



Postado em: 12/12/2020


A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), destinou nesta semana o primeiro lote de resíduos eletrônicos recolhidos na campanha E-LIXO, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O objetivo da campanha é oferecer ao munícipe o descarte correto do lixo eletrônico (E-LIXO) e reduzir o rejeito inadequado desse tipo de resíduo.

A proposta possibilita ainda que a população participe do processo de arborização urbana com o plantio de mudas de árvores doadas. Ao todo foram destinados para descarte cerca de 120 aparelhos eletrônicos, incluindo impressoras, notebooks, aparelhos de ar-condicionado, CPUs, monitores, roteadores, controles de TV, joysticks, mouses, tonner de impressora, peças de computador avulsas (HD, memórias, placas-mãe, etc.), além de cabos de energia, de rede e de telefone.

Segundo o secretário interino de Meio Ambiente, Daniel Mudat, a campanha continua e pode deslanchar muito mais, uma vez que o objetivo principal é a troca do E-LIXO por mudas de árvores nativas. “Alguns munícipes não mostraram interesse em levar sua muda e fazer o plantio voluntário. No entanto, recebemos um número significativo de E-LIXO, mostrando que a população tem dado preferência ao descarte correto, o que é, sem dúvida, muito positivo”, explica.

Esta campanha é um bom exemplo de parcerias eficientes com foco na gestão de resíduos sólidos. Outro ponto importante é a adesão de algumas associações de moradores de bairro, como a Associação Cigarras Viva, que montou um centro de entrega de forma voluntária no posto de gasolina do bairro.

O primeiro lote foi destinando ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), instituição credenciada pelo MCTI para recolhimento, reciclagem e reutilização de computadores a serem destinados às escolas públicas municipais. A Prefeitura de São Sebastião é um dos municípios integrantes da parceria com o MCTI, iniciado em setembro de 2019 por iniciativa do prefeito Felipe Augusto.



Últimas Notícias