Revista Literária Juçara faz lançamento online nesta quinta-feira



Postado em: 07/12/2020


A Revista Literária Juçara será lançada nesta quinta- feira (10/12), às 18h, em formato digital, inspirada no universo da escritora Clarice Lispector, que estaria completando 100 anos, nesta data. A revista tem a parceria com o portal Radar Litoral.

O evento será promovido pela Casa Brasileira/ Instituto Mpumalanga, com transmissão ao vivo pelo FACEBOOK E YOUTUBE. 

Com distribuição gratuita, a revista surge com a missão de aproximar os autores clássicos brasileiros dos jovens talentos da literatura, dos estudantes e do público em geral.

A jornalista Daniela Carvalho Outi, diretora de redação da revista, explica que o nome Juçara foi inspirado na força da mulher e no palmito nativo da Mata Atlântica, que luta para não ser extinto, assim como os clássicos da literatura.

“O livro quando é bom não envelhece e nem sai de moda. No entanto, diante de tantos lançamentos, acaba esquecido nas prateleiras. A revista Juçara vai lançar um olhar contemporâneo sobre os clássicos da literatura, que ainda estão muito associados ao vestibular, ampliar o acesso às histórias que continuam a nos encantar mesmo após tanto tempo e reforçar a importância de conhecer os grandes autores do nosso país,  eternas fontes de inspiração”, explica.

A artista plástica, ilustradora e escritora Isabel Galvanese é a responsável pela direçãode arte da Revista Juçara e também pela criação da capa. “Fazer uma revista literária em São Sebastião, com o olhar de diversas pessoas sobre o universo de Clarice Lispector, foi um grande desafio. Por isso mesmo é tão incrível. Bem- vinda Juçara, nome de palmito, nome de mulher, nome de revista literária”, comemora.

O trabalho de diagramação tem assinatura da designer Priscila Prisco, que se inspirou no universo “clariceano”. “A ideia foi priorizar as palavras, mas deixando espaços livres para que os leitores pudessem criar suas próprias narrativas”, explica.

Já a professora e escritora Doca Ramos Mello ficou encarregada da revisão dos textos revista.“O prazer de revisar uma iniciativa literária local não se mede. Sente-se profundamente”.

Colaboradores

Para a realização desta 1ª Edição, dez escritores que residem ou freqüentam o Litoral Norte foram convidados para escrever na Revista Juçara, que sai com 38 páginas online.

A jornalista e chef de cozinha Adriana Saldanha, inspirada na crônica “Banho de Mar”, de Clarice Lispector, criou um prato chamado “Mar Aberto”, cuja receita está publicada na revista. A receita fará parte do cardápio do Restaurante Brasileira Gourmet, localizado na Rua da Praia, centro de São Sebastião.

Leitora crítica, Daniella Penna é responsável pelo Ensaio Fotográfico e encarou o desafio de transformar em imagem a frase: “Quero o tempo presente que não tem promessa, que é, que está sendo”, publicada no livro “A Paixão Segundo G.H.”

A antropóloga, ativista social e escritoraJanaína de Figueiredo desenvolveu uma análise sobre como Clarice Lispectorse posicionava como mulher- escritora, tendo como ponto de partida a crônica “A Entrevista Alegre”.

O engenheiro das palavras, Tadeu Bittencourt, criou uma narrativa com os pseudônimos de Clarice Lispector, conduzindo o leitor a uma realidade imaginária.

Escritora jovem e corajosa, Cecília Quintiliano inspirou-se no conto “Perdoando Deus” para escrever sobre a complexa relação entre o ser humano e o Divino, tantas vezes presente nas obras de Clarice.

Já a estudante de audiovisualStella Bolina escreve sobre a relação da autora com o cinema, trazendo à tona suas opiniões sobre filmes e dando algumas dicas para os fãs de Clarice que desejam assistir suas obras na telona.

Jornalista e mãe de quatro filhos,Érica Poço faz um paralelo entre o lado maternal de Clarice e seu próprio cotidiano, inspirada em trecho do conto “Amor”.

Ao ler a crônica escrita por Georgeta Gonçalves, o leitor terá a sensação de participar de um bate papo descontraídocom Clarice, enquanto saboreia um delicioso cafezinho.

A partir do texto da jornalista Cristina Mira, a Revista Juçara vai apresentar uma Clarice Lispector mais doce e descontraída, autora de livros infantis que atiçam a imaginação das crianças.

Onde ler - Após o lançamento, a Revista Juçara poderá ser lida nos canais digitais da REVISTA JUÇARA, no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jucararevista/ e na FANPAGE: https://www.facebook.com/jucararevista

Também poderá ser acessada através dos sites do Portal Radar Litoral, da Fundação  Educacional  e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna e da Biblioteca Municipal Álvaro Dória Orselli – “Seu Alvinho”, que vai destacar as obras de Clarice Lispector durante a semana do centenária da escritora.

Parcerias

Editora Rocco, Fundação Educacional e Culturalde São Sebastião “Deodato Sant'Anna” (Fundass), Biblioteca Municipal Álvaro Dória Orselli – “Seu Alvinho”,  Portal de Notícias Radar Litoral, Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira  e Brasileira Gourmet.

Anote:

Lançamento : Revista Literária Juçara

Data – 10/12/2020

Horário – 18h00

Transmissão gratuita: www.facebook.com/institutompumalanga/

Youtube do Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira.

Informações : (11) 9 98388794



Últimas Notícias