PMC

Plano Preventivo de Defesa Civil iniciado no Litoral Norte vai até 31 de março



Postado em: 02/12/2020


O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) teve início na última terça-feira (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2021. Implantado desde 1988, ele foi criado especificamente para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo.

O PPDC tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias. Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão.

Segundo a Defesa Civil de Caraguatatuba, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Importante destacar que durante o PPDC, a estrutura das prefeitura ficam mobilizadas. Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).



Últimas Notícias