Divulgação/PMC

Caraguá é sede do encontro de tecnologia Medes´15



Postado em: 27/10/2015


Depois de passar pela França, Tailândia, Estados Unidos, Etiópia, Luxemburgo e Arábia Saudita, o Brasil recebe pela primeira vez o evento internacional The 7th International Conference on Management of Computational and Collective Intelligence in Digital EcoSystems (MEDES'15). O evento acontece em Caraguá desde domingo (25) e prossegue até quinta-feira (29), em Caraguatatuba, no Clube Ilha Morena.

O prefeito Antonio Carlos de Caraguá esteve presente na abertura e destacou a importância de um evento deste porte para o município. "É uma honra muito grande para nós receber uma conferência deste porte. E Caraguá precisa de mais iniciativas como esta. Por esta razão, quero promover ainda mais cursos profissionalizantes como Engenharia para a profissionalização de estudantes de Caraguá e região", afirmou. "Acredito que o futuro da cidade está intrinsecamente ligado à formação destes profissionais qualificados por cursos de representatividade como os do Instituto Federal", completa o prefeito.

A mesa foi composta pela Secretária de Comunicação, Liv Soban, pelo reitor do Instituto Federal de São Paulo, Whisner Fraga Mamede, pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Victor Mammana, pelos representantes do programa Richard Chbeir e Oscar Salviano Silva Filho e pelo organizador local do comitê, Lucas Venezian.

A Secretária de Comunicação, Liv Soban, destacou o quanto é importante que o município invista em mais tecnologia. "Já demos o nosso primeiro passo ao trazer o Instituto Federal para cá. Há muito para ser feito na área e queremos fazer, uma vez que é a tecnologia uma das chaves para o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade", ressaltou.

Conferência 

A temática do encontro abrange a gestão de recursos de ecossistemas digitais e as atuais abordagens e tecnologias que podem ser desenvolvidas e adaptadas para essa finalidade. O encontro será no Clube Ilha Morena, localizado no bairro Morro do Algodão. Está prevista a participação de 150 pessoas, entre pesquisadores e professores renomados da área de Computação de várias partes do mundo.

Dentro da programação haverá o Innovation Day - 6º Workshop de Negócios e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se de uma trilha especial da MEDES'15 que visa unir indústria, instituições de ensino e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior que têm por interesse a pesquisa aplicada e a inovação. Essa trilha dará oportunidade aos participantes de estabelecer parcerias e colaborações.

Os estudantes e pesquisadores são convidados a submeter seus trabalhos e a participar das comunicações orais e apresentações de pôsteres e protótipos, enquanto que empresas são convidadas a participar da feira tecnológica.

O MEDES é um evento da Association for Computing Machinery (ACM), reconhecida como a maior sociedade científica e educacional de computação do mundo. Mais informações: http://medes.sigappfr.org/15/.



Últimas Notícias