Jubileu de Ouro: há 50 anos, São Sebastião formava professoras no “Colégio Escola Normal Estadual”



Postado em: 25/11/2020


O ano de 2020 celebra o Jubileu de Ouro da turma 1970 do “Curso Normal” – que posteriormente foi denominado Magistério - do Colégio Escola Normal Estadual de São Sebastião (CENE). No dia 30 de dezembro de 1970, São Sebastião comemorava a colação de grau de 46 professoras formadas na cidade. O Radar Litoral presta homenagem a estas professoras, que ao longo de cinco décadas continuaram sua missão na educação, e traz um texto com parte desta história, contado pela professora Venina Targat Moreira Soares.

Na época, a formatura foi um marco na cidade. Até porque, fazia pouco tempo que a região tinha conseguido a instalação do chamado segundo grau (ensino médio), em 1962, no município de São Sebastião, e logo a Escola Normal, um pedido do então vereador Venino Fernandes Moreira ao secretário estadual de Educação. O "CENE" funcionou durante muitos anos onde hoje está a Fatec, no bairro Porto Grande. 

Naquele 30 de dezembro de 1970, uma missa foi celebrada na Igreja Matriz e a colação de grau realizada no salão de festas do “Clube Recreativo de São Sebastião”, que funcionava onde hoje fica o Teatro Municipal. O paraninfo da turma foi o professor José Machado Rosa.

Texto de Venina Targat Moreira Soares

1970... nossa formatura, enfim professores.

O ano começou, 1970, nós os 46 futuros professores felizes com este marco em nossas vidas. Cada um seguiria sua vida, alguns já pensando em cursar uma faculdade. Enfim, 2020, e 50 anos se passaram. Um ano também marcante, pois o mundo foi surpreendido por uma pandemia, o ano em que tudo parou. Pensávamos, eu e minha amiga Ceila reunir nossa turma de 70, sabendo que ao longo destas cinco décadas, alguns partiram. Sonhávamos fazer uma Missa na Igreja Matriz, uma bênção por nossa jornada, e comemorar com todos para que cada um pudesse contar um pouco de sua trajetória.

Durante todos estes anos o distanciamento naturalmente aconteceu. Nossa turma era composta por alunos de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, pois até metade da década de 60 não havia curso de segundo grau. Numa festa de casamento em São Paulo, o então vereador Venino Fernandes Moreira, em conversa com o então Secretário de Educação do Estado, pediu a instalação do curso de professores na cidade de São Sebastião. Com os demais vereadores da época, voltou à capital, e assim foi instalado o curso em 1962. Sinto que ele, meu pai, não ver-me formar, pois aos 51 anos faleceu em dezembro de 1970 em um acidente. Mas deixou esse feito para a cidade, a Escola Normal.

Não poderíamos deixar passar em branco a data e assim fica a homenagem a nossos pais, mestres, colegas da turma 70 do Colégio Escola Normal Estadual de São Sebastião. Aos mestres, verdadeiros amigos e fontes de conhecimento. Aos colegas, saudades do tempo que passamos juntos.

A lista de formandos de 1970 e seus professores no "Cene" em São Sebastião



Últimas Notícias