Nascem os dois primeiros bebês do Hospital da Costa Sul de São Sebastião



Postado em: 18/11/2020


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informou que nasceram nesta quarta-feira (18) os dois primeiros bebês no recém-inaugurado Hospital de Clínicas da Costa Sul.

O primeiro bebê, João Pedro, nasceu às 6h pelas mãos da médica Claudia Doi, dentro da ambulância do SAMU, na porta da nova unidade hospitalar.

Mais tarde, às 9h46, já na nova maternidade, nascia a bebê, Allana, por meio do médico Carlos Mesa, clínico-geral e especialista em ginecologia.

O HCSS-CS foi inaugurado no dia 7 de novembro. A unidade conta com 34 leitos, sendo 13 para urgência e emergência, 6 para atendimento pediátrico, 15 para maternidade, 2 salas de parto, 3 consultórios odontológicos, sala de raio-x, centro cirúrgico, e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.

Na ala da maternidade, são 11 leitos divididos entre a enfermaria, berçário e três salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), sendo uma sala cirúrgica, e uma para parto humanizado.

O complexo hospitalar do HCSS-CS possui de quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto – atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia.

A estrutura dispõe ainda de uma cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados, também oferece Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), base do SAMU 192 e base da Guarda Civil Municipal (GCM) – 153.

Novos serviços

Nesta semana, foram iniciados os atendimentos de pessoas com autismo O primeiro atendimento foi realizado nesta terça-feira (17).

"Estou muito feliz em saber que o novo hospital atendeu a primeira criança com autismo. Cada passo, cada avanço deve ser comemorado. Antes um sonho, hoje uma realidade. Acompanho esse projeto desde que assumimos o Governo Municipal em 2017. É uma honra ver os primeiros passos do novo Hospital de Clínicas da população da Costa Sul", enfatizou o prefeito Felipe Augusto.

Outra novidade é o funcionamento da farmácia, que iniciou os atendimentos logo no dia da inauguração, no dia 7 de novembro, no período da tarde. Ao todo, cerca de 100 atendimentos foram realizados.

Tratamentos como mielite transversal, paralisia cerebral, microcefalia e pessoas com problemas ortopédicos também são oferecidos no novo HCSS-CS.

Novo Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação é composto por equipe multiprofissional, ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, no qual se realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, sendo referência na Rede de Atenção à saúde da pessoa com deficiência no Litoral Norte. Os atendimentos são organizados a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).

Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), por apresentarem características centrais como dificuldades sociais e de comunicação, estão sujeitas a um comprometimento do desenvolvimento cognitivo e de linguagem, por isso a necessidade de acompanhamento multiprofissional.

Todo projeto terapêutico para a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no município é construído com a família e o próprio paciente. Envolve uma equipe multiprofissional e contém proposições que visam melhorar a qualidade de vida.

A unidade do Centro de Reabilitação de Boiçucanga possui mais de 80 crianças em acompanhamento com Transtorno do Espectro autista que serão atendidos na nova unidade hospitalar do bairro.

O Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS) localiza-se na Avenida Walkir Vergani, 878, em Boiçucanga.



Últimas Notícias