Veleiro afunda próximo à Ilha da Vitória e tripulantes são resgatados por navio mercante após ação da Marinha



Postado em: 23/10/2015


O veleiro Zing 3, uma moderna embarcação de 55 pés (17 metros) que participaria da Regata Santos-Rio, afundou na manhã desta sexta-feira (23/10) a cerca de 30 milhas náuticas da Ilha da Vitória, que integra o Arquipélago de Ilhabela. A informação foi confirmada agora à noite pelo delegado da Capitania dos Portos - Marinha do Brasil, capitão de fragata Marcelo de Oliveira Sá. Os quatro tripulantes foram resgatados por um navio mercante.

Conforme explicou o delegado da Capitania, por volta das 10h desta sexta-feira o Salvamar da Marinha do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, recebeu a mensagem enviada pelo "spot", um equipamento instalado no mastro do veleiro. Rapidamente, o Salvamar comunicou a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião que, por sua vez, iniciou contatos via rádio com navios próximos à região. Um navio chinês fez o resgate dos quatro tipulantes, que estavam num bote inflável. "Identificamos um navio mercante que passava próximo e este fez o resgate da tripulação do veleiro, que segue para Itacuruçá, no Rio de Janeiro", informou o delegado.

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião abrirá inquérito para apurar as causas do naufrágio. "A Marinha recomenda sempre a atenção quanto aos equipamentos de salvatagem. O perfeito estado dos equipamentos possibilitou com que todos sobrevivessem ao naufrágio". O veleiro era considerado um dos mais velozes e seguia para a largada da regata Santos-Rio. 

 



Últimas Notícias