São Sebastião reforça a importância da Campanha Nacional contra Poliomielite e a Multivacinação: "Dia D" é neste sábado



Postado em: 16/10/2020


No dia 5 de outubro, teve Campanha Nacional contra a Poliomielite e à Multivacinação, destinadas a crianças e adolescente com menos de 15 anos. São Sebastião aderiu  à ação para que se atinja a meta de imunização prevista para 95% de vacinas aplicadas. Neste sábado (17), acontece o Dia D de Vacinação.

Toda vacinação visa proteger uma pessoa de possíveis doenças e, ao se vacinar, ajuda a conter a disseminação da doença aos demais à sua volta. Segundo Karine Dias, chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, a vacinação contra doenças imunopreveníveis é essencial para o controle e erradicação, principalmente durante esse período, para que se evite a procura por atendimento médico ou hospitalar em meio a um momento de pandemia da Covid-19. É preciso que a saúde das crianças e dos adolescentes seja reforçada.

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é imunizar no país cerca de 11 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite – desde 1990, não há casos da doença no Brasil e o objetivo é manter essa marca.

Já com a Multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos que, por alguma eventualidade, deixou de receber dose de uma ou mais vacina, como a poliomielite e sarampo, por exemplo.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, tende a ocorrer paralisias musculares, sendo os membros inferiores os mais atingidos. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal, atingindo principalmente crianças com menos de cinco anos e adultos com mais de 20 anos.

A campanha se estenderá até o dia 30 de outubro e é de suma importância que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde para que seja imunizados. 

Em São Sebastião, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade estão aptas a realizar a vacina, das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e no sábado (17), dia D da campanha de vacinação.



Últimas Notícias