Divulgação/PMC

Programação do “Outubro Rosa” prossegue até o final do mês em Caraguá



Postado em: 13/10/2020


A Prefeitura de Caraguatatuba promove até o dia 30 de outubro uma programação especial do “Outubro Rosa”, que tem a função de informar as mulheres sobre o câncer de mama, câncer de colo do útero e a importância de realizar exames preventivos como o papanicolau e a mamografia. 

A orientação da Prefeitura é que as mulheres procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para o agendamento dos exames, das 7h às 17h. Eles serão realizados no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), que pode fazer, em média, 48 exames de papanicolau por dia. 

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica no município, Amélia Ferreira, explicou que “qualquer alteração visualizada no momento da coleta do exame, a mulher será encaminhada para uma avaliação do ginecologista”.

Além disso, mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que não estão com a mamografia em dia já serão encaminhadas para a realização do exame. Dessa forma, caso surja qualquer alteração, será realizado exame complementar e avaliação médica. 

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Câncer de colo do útero

Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau).

UBSs em reforma

UBS Massaguaçu – mulheres que têm como referência essa unidade de saúde deverão se dirigir a EMEF Profª Antonia Antunes Arouca para o agendamento dos exames. 

UBS Tinga – a unidade também passa por uma reforma de melhorias. Por isso, as mulheres deverão procurar a EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos para o agendamento dos exames. 

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Pró-Mulher: Está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o: (12) 3897-3500.

Confira o endereço das escolas municipais 

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.



Últimas Notícias