Morre o jornalista Igor Veltman, diretor de TV e um dos últimos editores do Imprensa Livre



Postado em: 12/10/2020


Faleceu nesta segunda-feira (12/10) após uma árdua luta contra o câncer, o jornalista Igor Veltman, 67 anos, produtor, diretor de TV, e conhecido no Litoral Norte por ter dirigido no início dos anos 2000 o jornal diário Imprensa Livre. Na região, ele também esteve na Comunicação da Prefeitura de São Sebastião nos governos Paulo Julião e Ernane Primazzi.

Filho do jornalista e escritor Henrique Veltman – autor de livros como “A História dos Judeus no Rio de Janeiro” e editor de vários jornais da grande imprensa - Igor trazia o jornalismo no sangue. Tanto é assim que sua filha, Marina Veltman, seguiu os passos do pai e também é jornalista.

Igor Veltman deixa quatro filhas, Ilana, Juliana e Marina – do casamento com Lilian - e Rachel, do casamento com Taís Sarubi, e cinco netos. Seu corpo será sepultado nesta terça-feira (13/10), às 10h, no Cemitério Israelita, no Butantã, em São Paulo.

Na região, vários jornalistas que trabalharam com Igor Veltman destacam a sua inteligência e o amor pela profissão, especialmente, pela escrita. “Eu o conheci ainda nos anos 90, quando conheci o Henrique Veltman. O Igor era diretor de um programa na TV Manchete que era apresentado pelo Ney Gonçalves Dias. Depois fui rever o Igor em São Sebastião, quando tive uma coluna Casa e Cidades no Imprensa Livre. O reencontrei na prefeitura quando ele foi secretário de Governo e eu diretor de Comunicação. O Igor foi um homem muito elevado, já tinha tido um câncer há muitos anos atrás e ele fez um tratamento alternativo na Índia, a base de muita meditação e elevação espiritual. Deu resultado que ficou pelo menos 20 anos curado”, relembrou o amigo jornalista José Américo Câmara.

Américo destacou ainda a sua facilidade para as novas tecnologias. “Era um homem com mais de 65 anos, mas com muita familiaridade com a internet, ao computador. Ao contrário de muitos homens da idade dele, ainda criava programas para internet. Isso sempre me chamou muito atenção, pois nós desta geração sempre tivemos dificuldade nesta área e o Igor tirava de letra. Estou muito triste com esta perda”, completou José Américo. Igor Veltman também trabalhou na Comunicação da Prefeitura do Guarujá, além de grandes jornais, como Folha e O Estado de São Paulo.

A jornalista Mara Cirino, que trabalhou com Igor Veltman no Imprensa Livre e atualmente integra a equipe da Secretaria de Comunicação de Caraguatatuba, também falou sobre o período no jornal impresso. “O Igor chegou numa época que levou uma transição para o Imprensa Livre. Ele trouxe uma nova realidade, uma versão mais macro sobre o jornalismo vindo da capital para o litoral. Juntamente com seu Henrique, exemplo para nós”.

Da redação

“Apesar de escrever hoje esta matéria, hoje me reservo o direito de aqui falar em primeira pessoa, o que não é habitual para os redatores. Conheci o Igor quando ele e seu pai, o jornalista e escritor Henrique Veltman assumiram a direção do Imprensa Livre, jornal que trabalhei por sete anos. Trouxeram a experiência dos grandes centros e inovação. Logo o jornal passou a ser colorido, ganhou novos cadernos, seções especiais, um site na internet. Ficarão na memória as noites de fechamento de edição, eu no jornal e ele lá no Guarujá passando instruções. As coberturas jornalísticas que fizemos, a decisão de criar um caderno de cultura, editado por sua amada Taís. Vá em paz amigo, sua missão foi cumprida e com certeza deixou muitos legados”, jornalista Gustave Gama, editor no portal Radar Litoral.

O jornalista Igor Veltman, que foi um dos últimos editores do Jornal Imprensa Livre



Últimas Notícias