Litoral Norte avança para a Fase Verde do Plano São Paulo; veja o que muda



Postado em: 09/10/2020


O Litoral Norte, o Vale do Paraíba e a Baixada Santista passaram nesta sexta-feira (9/10) para a Fase Verde do Plano São Paulo. Esta reclassificação foi anunciada pelo próprio governador João Dória em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. 

As regiões estavam desde o dia 8 de agosto na fase amarela. Com a reclassificação, que passa a valer a partir deste sábado (10/10), é possível o aumento de horário e capacidade das atividades flexibilizadas, sendo permitida a realização eventos, convenções e atividades culturais com público em pé. As prefeituras seguem com autonomia para decidir as reaberturas. 

“Agora, 76% da população do estado segue para a fase verde do Plano São Paulo, incluindo a capital”, afirmou o Governador. “Essas regiões terão um pouco menos de restrições no seu dia a dia, de acordo com as indicações do Plano São Paulo”.

Agora, a evolução da pandemia será considerada na comparação entre as o total de novos casos, internações e e óbitos dos últimos 28 dias e os 28 dias anteriores. Antes, eram comparados em espaços de sete dias.

Para bares, restaurantes e demais estabelecimentos com consumo local de alimentos e bebidas, o atendimento presencial é permitido entre 6h e 22h, desde que respeitados os limites de dez horas de expediente na fase amarela e 12 horas na fase verde. Em ambas, os estabelecimentos com funcionamento noturno deverão fechar as portas às 22h, mas podem autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23h.

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A liberação só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.

O governador pediu que a população mantenha a higiene frequente das mãos, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras em locais de acesso coletivo e nos veículos de transporte público ou por aplicativo. “Cuidado, cautela e zelo vão evitar a infecção, a contaminação e o risco de morte”, declarou Doria. “Podemos desfrutar o feriado prolongado, mas com cuidado para proteger a sua vida, as vidas de seus familiares e amigos. O vírus não escolhe vítima, idade, sexo ou condição socioeconômica”, concluiu.



Últimas Notícias